POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA

Retrospectiva 2019 da Comunidade Bethânia

Comunidade | 04 de Janeiro 2020

Retrospectiva de 2019 com a Comunidade Bethânia. Confira tudo que tivemos em nosso blog: temas sobre quaresma, devoção, dicas de presentes para o natal, assuntos sobre a comunidade, estátua do Padre Léo, e muito mais. Confira aqui!

Retrospectiva 2019 da Comunidade Bethânia

Inspirada na Bethânia bíblica, olhando para os irmãos, Marta, Maria e Lázaro, nasceu a Comunidade Bethânia, como casa de acolhida aos diversos marginalizados da sociedade, que procuram um novo jeito de viver.

A Comunidade

A Comunidade Bethânia não é um centro de recuperação e nem uma clínica onde se internam pessoas para tratamento, mas, sim, um recanto que procura acolher a cada um que chega como o próprio Cristo.

Em resposta ao apelo da época, Pe. Léo e mais algumas pessoas abraçaram o seu chamado. Em São João Batista (SC), Pe. Léo foi presenteado com um terreno onde a Comunidade Bethânia iniciou os trabalhos de acolhimento e já se encontra há mais de 24 anos recebendo e ajudando os que procuram amparo.

“Bethânia é a casa dos amigos de Jesus. O lugar Bethânia é importante para nós porque para acontecer essa libertação em nossa vida, precisamos acolher o Cristo do mesmo jeito que ele era acolhido em Bethânia. O nosso coração precisa ser Bethânia pra Jesus, e ser Bethânia significa que em nossa vida Ele pode chegar a qualquer hora” Padre Léo.

Retrospectiva dos conteúdos do blog

Janeiro: Para começar o ano, o tema abordado foi "Buscai as coisas do alto: 5 dicas do Padre Léo para alcançar o céu", em que um dos tópicos é sobre "Aproveitar a vida para buscar as coisas do alto". Padre Léo nos deixou esse ensinamento: carimbar tudo em nossas vidas com o carimbo do céu ou do inferno. Analisar todas as nossas atitudes, o que fazemos com as nossas coisas, com o nosso dinheiro, de onde ele vem, a nossa sexualidade, nossos relacionamentos, todas as situações em que estamos envolvidos…


Seguindo, trabalhamos: Quaresma é tempo de reflexão, trazendo assuntos em relação ao sentido do período quaresmal, os alimentos, as orações, a penitência e demais práticas deste tempo tão especial na vida da Igreja.

Depois, falamos sobre Como posso doar para a comunidade Bethânia. Falando um pouco sobre a comunidade seus preceitos e fundamentos, além de instruir como fazer para ajudar a Comunidade. 

Retiro, uma experiência de vida plena em Bethânia: "A experiência de participar de um retiro é única. O retiro é uma oportunidade de verdadeiramente se afastar das coisas do mundo e retornar o olhar ao centro, que é Deus". 


Padre Léo foi o destaque em diversos conteúdos, falando sobre sua história, ordenação, vivências, frases, ensinamentos e a fundação da comunidade. Também tivemos conteúdos que nos trouxeram Dicas para superar o vício das drogas.
 

Padre Léo será Santo? Entenda! | O que o padre Léo faz em Bethânia?  Foram conteúdos sobre o Padre Léo também, explicando um pouquinho mais de sua beatificação e a diferença sobre canonização. 

A devoção mariana em Bethânia consistiu sobre o início da devoção e a sua importância para quem faz parte da comunidade.


No último mês do ano, as Boas práticas para se preparar para o Natal fazem parte das publicações da comunidade Bethânia, e tem dicas também de Produtos do Padre Léo para presentear no Natal


Dentro da Comunidade

Oficinas de artesanatos

Ideia da voluntária Luciane Machado, de Criciúma (SC), que ensinou técnicas de patchwork com toalha. A oficina proporcionou exercitar habilidades a partir da união dos retalhos de tecidos de diversos formatos.


Filhos de Bethânia concluíram cursos de panificação e jardinagem

Promovido em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e com o primeiro aluno do curso de Aperfeiçoamento Profissional em Jardinagem. Além de novos aprendizados, os cursos contribuíram significativamente para a etapa da reinserção social e autoestima dos Filhos.


Luau Deus no Comando

Foi um evento ao ar livre, com a proposta de proporcionar um momento de intimidade com Deus. Conduzida pelo Pe. Elinton Costa, bth com as participações do Ministério de Música Amor e Esperança e de André Vilela, contendo na programação muitas dinâmicas, testemunhos, oração e animação.


Comemoração da Comunidade

Em 2019, a Comunidade fez 24 anos de sua fundação, em São João Batista (SC). Também nesta data, faz-se memória à inspiração que surgiu no coração do Padre Léo, fundador de Bethânia, que, diante da sua atuação como sacerdote, diretor e professor, percebeu a necessidade de agir junto às famílias e aos jovens no combate às drogas, além de criar um espaço destinado à restauração daqueles que já haviam feito esta opção.


Confira e veja mais sobre todos os assuntos no blog e do site. 

 
 
Deixe seu comentário
Compartilhe
 
 
 
 
 
MAIS DE Comunidade