POPUP
AJUDE ESTA OBRA

Saiba mais sobre o processo de beatificação do Padre Léo

Padre Léo | 04 de Março 2020

O processo de beatificação do Padre Léo teve início 13 anos após a sua morte. Fundador da Comunidade Bethânia, o sacerdote tinha o dom de tocar os corações. Neste post, acompanhe como está o seu processo de beatificação!

Saiba mais sobre o processo de beatificação do Padre Léo

O dia 07 de março nunca mais será o mesmo! Para os que acreditam na santidade do fundador da nossa Comunidade, em 2020 essa data ganhou uma importância histórica, quando nela, se deu a abertura para o processo de beatificação do Padre Léo. 

E, engana-se quem pensa que o caminho até aqui foi fácil. Há três anos, lá em 2017, o arcebispo de Florianópolis (SC), Dom Wilson Tadeu Jonck, scj, autorizava o pedido apresentado pela Comunidade Bethânia.

Depois de autorizado, o pedido de abertura do processo na Igreja foi aceito pelo Vaticano e, então, o Instituto Padre Léo, comandado pelo vice-presidente de Bethânia, Padre Lúcio Tardivo, cuidou dos testemunhos dos milagres, sendo responsável também por encaminhá-los ao processo de beatificação do Padre Léo.

Um tribunal histórico-teológico analisa a vida e biografia do sacerdote, com o objetivo de confirmar as virtudes heroicas do futuro venerável e, posteriormente, com a análise dos possíveis milagres para, enfim, declará-lo beato.

Padre Léo tinha o dom de tocar os corações por meio de suas pregações. Por onde passava, reunia multidões. Com 27 livros escritos e pregações voltadas para a cura interior, Padre Léo realizou seu ministério sacerdotal por meio de programas na TV Canção Nova. Com uma história de sofrimento e superação, faleceu em 2007 aos 45 anos, vítima de infecção generalizada por causa de um câncer. 

Motivos para abertura do processo de beatificação do Padre Léo

A Irmã Célia Cadorin, uma das postuladoras da causa de Beatificação e posterior Canonização de Santa Paulina, orientou os membros da Comunidade Bethânia que recolhessem tudo o que pudessem do Padre Léo e guardassem com cuidado, pois ela não tinha dúvidas de que o sacerdote logo teria sua causa aberta. Assim, seguindo seu conselho, o fizeram. 

Entre muitos milagres encontrados, um dos mais relevantes para esse processo de tornar Padre Léo beato, foi a cura de uma menina. Ela fora acometida de septicemia (infecção no corpo por bactérias, fungos ou vírus), teve uma parada respiratória de aproximadamente de 45 minutos. Milagrosamente, a menina ficou curada. A família atribui a cura à intercessão do Padre Léo. 

Padre Léo no caminho da santidade

Antes de ser considerado santo, um candidato passa por três estágios. Primeiro, é reconhecido como Servo de Deus, quando o Vaticano aceita abrir o processo de beatificação encaminhado por alguma diocese, o que já ocorreu com Padre Léo.

Assim que for reconhecido que o candidato cumpriu de forma heroica as virtudes exigidas ou sofreu martírio em defesa da fé, ele passa à condição de Venerável. Quando há a comprovação do milagre, o candidato é considerado Beato, esta é a etapa atual no processo do Padre Léo. 

No caso de martírio reconhecido, o milagre é dispensado. Não há um prazo certo para a beatificação, tudo depende da escolha do milagre e sua comprovação. No caso de cura, há uma investigação por meio de laudos médicos. Após isso, um perito de Roma precisa atestar a cura milagrosa por intercessão do beato. O milagre precisa ser algo extraordinário. 

Para ser elevado a condição de Santo, será necessária a comprovação de mais de um milagre por intermédio de Padre Léo. Se isso acontecer, sua imagem poderá ser venerada em todas as igrejas do mundo. 

Leia também:


Etapas do processo de beatificação e canonização (Fonte: Aleteia)

1. Fiel católico morre com fama de santo ou mártir
2. Bispo diocesano investiga a autenticidade
3. Bispo dá início à causa de beatificação
4. Conferência episcopal apoia o início da causa
5. Início do processo no Vaticano
6. Candidato a beato ganha o título de Servo de Deus
7. Comissões de especialistas examinam a causa
8. Vaticano reconhece virtudes heroicas do Servo
9. Servo ganha título de VenerávelSaiba mais sobre o processo de beatificação do Padre Léo


Por aqui, na Comunidade Bethânia, seguimos na torcida e em oração pela beatificação do nosso querido e saudoso fundador! 

 
 
Deixe seu comentário
Compartilhe
 
 
 
 
 
MAIS DE Padre Léo