POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA

O que Padre Léo nos ensina sobre vocação?

Padre Léo | 04 de Agosto 2020

Padre Léo é um grande exemplo de homem de fé a ser seguido, exemplo de amor e de vocação, onde ouviu o chamado de Deus e se prontificou a segui-lo. Mas, o que o Padre Léo nos deixou de ensinamento sobre vocação? Confira neste post!

 O que Padre Léo nos ensina sobre vocação?

A vocação é uma escolha e, ao mesmo tempo, o exercício de uma missão que atinge, de modo profundo, a vida de cada ser humano. E, por ser uma escolha, descobrir qual é a sua vocação em meio a tantas, requer tempo, oração e muito discernimento.

Padre Léo, fundador da Comunidade Bethânia, descobriu a sua missão neste mundo depois de alguns anos perdido no caminho. E, por ter vivido essa busca em sua vida, falava de vocação com frequência em suas pregações.

Continue a leitura e confira alguns dos ensinamentos deixados por ele para iluminar e inspirar o discernimento vocacional de outras pessoas.

#Buscai as coisas do alto 
Padre Léo sempre bateu na tecla de que, para sermos felizes, temos que buscar as coisas do alto, ou seja, as coisas que vêm de Deus. Para encontrar a nossa missão de vida, é fundamental buscar um encontro pessoal com Jesus Cristo. 

“O nosso refúgio é o Senhor, o nosso Salvador é o Senhor, sem Jesus não somos nada, sem Jesus estamos completa e absolutamente perdidos. Enquanto não nos convencermos disso, enquanto a gente fica colocando a esperança da nossa felicidade, da nossa alegria, de todo o nosso ser, seja lá em quem for, não atingimos essa experiência” (Padre Léo).

Procurar Deus é a primeira decisão a ser tomada para que possamos, de fato, buscar as coisas do alto. A partir daí, há um novo significado para o que queremos, pois Deus se torna o nosso guia. Confie e busque o entendimento da sua vocação diariamente por meio de orações.

#Essência do matrimônio
Em uma das pregações e ensinamentos propagados por Padre Léo, está a indicação dos caminhos para a vocação matrimonial, ou seja, a essência da felicidade dentro do matrimônio. Ele nos faz recordar a importância da instituição da família para as obras de Deus, seja dentro da nossa comunidade ou fora dela.

“Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, o amor vem de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece Deus, e quem não ama, não conhecerá a Deus” (Padre Léo). 

Ainda que há tribulações na vida matrimonial, Padre Léo nos lembra que, se estivermos unidos pela graça de Deus, não importam as circunstâncias, se pedirmos em oração pela nossa família, o Senhor agirá. Segundo ele, os casais cristãos precisam, com urgência, aprender a educar a alma um do outro, sendo fonte um do outro, mas tendo Deus como fonte principal.

O matrimônio é uma escolha cuidadosa. Partilhar a vida com quem você não ama de verdade pode ser muito doloroso. Por isso, é fundamental a boa vivência durante o tempo de namoro e, depois, de noivado, como fases de conhecimento e de descoberta um do outro.

#Anunciação da Palavra de Deus 
Em uma de suas pregações, Padre Léo dizia: "É preciso ter uma meta, e a nossa meta é muito grande. Quem se acostuma com coisas pequenas não pode ir para o céu. O céu é para quem sonha grande, pensa grande, ama grande e tem a coragem de viver pequeno. Isso é o céu".

Com suas palavras, podemos concluir que, segundo ele, a Igreja precisa de pessoas que tenham coragem de dedicar suas vidas totalmente a Deus. Viver a vocação da vida consagrada é expressar o amor que há de mais puro e verdadeiro ao Pai. 

A vida consagrada é chamado e, nunca, uma obrigação. Por isso, é importante discernir se Deus realmente quer você para exercer essa missão!

Na Comunidade Bethânia, o carisma que direciona a nossa vocação é o acolhimento. Aqui, os consagrados têm a chance de experimentar a doação de sua vida em prol da vida do outro, acolhendo dependentes químicos e testemunhando o Evangelho dia a dia. 


#Aceite o seu chamado
O processo de aceitar o chamado de Deus à sua vocação está intrinsecamente ligada a saber ouvir e segurar nas mãos Dele. Esse processo se dá pela força de vontade do querer encontrar o propósito do Senhor para a sua vida. 

É preciso prestar muita atenção para entender o que Ele nos diz por meio de pessoas, palavras e sinais que aparecem em nosso caminho. Deus age nos detalhes, por isso, fique atento(a)!

“Ele quer uma resposta todo dia de você, irmão. 
É difícil a caminhada e, por isso, Ele lhe estende a mão: 
Vem me seguir que Eu caminho junto com você ao fim. 
Depois da caminhada, você é feliz”

(Trecho da música A Caminhada, de Padre Léo).


#Reze e peça discernimento a Deus
A oração é o nosso refúgio. Por meio dela, obtemos as respostas que, por muito tempo, permaneceram ocultas em nosso coração. Assim, é importante e, mais do que, essencial, ter o ato de falar com Deus como um hábito na sua vida.

Para te ajudar, sugerimos um conteúdo exclusivo da Comunidade Bethânia criado para oferecer um itinerário de oração a quem precisa fortalecer esse momento de fé. Clique aqui e baixe gratuitamente! 

Que Deus te abençoe e ilumine a encontrar a sua vocação! E, se tiver alguma coisa em que possamos ajudar, não hesite em entrar em contato!

 
 
Deixe seu comentário
Compartilhe
 
 
 
 
 
MAIS DE Padre Léo