POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA

A obra do Servo de Deus Padre Léo: saiba mais sobre a Comunidade Bethânia

Comunidade | 08 de Abril 2020

O acolhimento, o amor, e seu jeito extrovertido de ser fez com que o padre Léo fosse a fundo com a Comunidade Bethânia. Nesse blogpost vamos conhecer um pouquinho mais da Comunidade, suas sedes, seus benefícios e objetivos, confira já!

 A obra do Servo de Deus Padre Léo: saiba mais sobre a Comunidade Bethânia

“Por melhor que seja uma casa, ela só se transformará em um lar quando for aquecida pela ladeira do diálogo, do amor, da ternura, da convivência e da troca de valores” 
Padre Léo


A Comunidade Bethânia é um lar, que acolhe todos aqueles que estão passando por situações de dificuldade, adolescentes grávidas, dependentes químicos, menores abandonados, soropositivos e demais marginalizados pela sociedade. Servo de Deus 
Padre Léo desde muito cedo, sentiu em seu coração que deveria cuidar daqueles que precisam de ajuda e a partir daí, nasceu a Comunidade Bethânia, que a cada dia ajuda mais e mais pessoas.

  
#Nada é cobrado

Na Comunidade, nada é cobrado de quem nos procura e aqui a pessoa recebe atenção, amor e carinho. Todos estão aqui por um objetivo que visa a melhoria de cada um, melhoria pessoal e espiritual. Bethânia é um lugar de recomeço, de esperança e de fé, onde tudo pode-se iniciar novamente, basta querer, pois toda a equipe está disposta a auxiliar em todos os obstáculos que venham a surgir nesse processo de busca pela vida plena. A Comunidade se mantém através da providência divina, por meio de doações e do intermédio de Deus.
Faça parte desta obra, junte-se a nós na missão de restaurar vidas! 
Clique aqui 


#Vocação a ser descoberta 


Quando um filho ou filha chega na Comunidade Bethânia, está com a ideia de iniciar um tratamento, de cura, de libertação do mundo do vício, está a procura de amor, de carinho e de cuidado. E em meio a toda forma de ajudar, ao passar do tempo pode ser descoberta uma vocação. Algumas pessoas que vão para a Comunidade, se mantém lá como forma de agradecimento e gratidão, se prontificaram a ajudar de todas as formas possíveis e necessárias. Alguns seguem a vocação do sacerdócio, outros do matrimônio e assim por diante, cada um com seu chamado por Deus.


#Ceju 

O chamado educacional do Ceju foi para uma educação construída de forma metódica, sistematizada, num processo de amorosidade e semeando valores. Isso é educar.  O Ceju trabalha em um processo contínuo de construção coletiva de escola capaz de acolher, ensinar e educar. Semeando sempre valores que permitam sonhar e acreditar que é possível uma escola de educação mais humanizada e de qualidade.  

Sua finalidade institucional está ligada a proporcionar e garantir o direito à vivência da infância. Tudo isso, por um processo educativo onde o brincar é visto como algo sério e relevante no processo de formação cultural e artística de cada pessoa. O qual proporciona às crianças um atendimento de qualidade.

Em Bethânia, educar é chegar antes, é prevenir, intervir e cuidar, a dimensão educacional tem parte fundamental no carisma. A educação na Comunidade tem por objetivo formar pessoas a partir de valores que não passam, a fim de dar suporte e formação suficiente para lutar contra a ilusão da dependência química. É um jeito de ajudar os filhos de Bethânia e suas famílias a terem esperança de um futuro melhor.

A educação em Bethânia é um apelo emergencial, pois por meio dela também se procura dar uma resposta aos apelos sociais da atualidade, além de fazer o possível para conscientizar a população em relação às dependências.


#Recantos 

Atualmente Bethânia é constituída por oito recantos, sendo eles:


Recanto São João Batista (SC)

O primeiro recanto da Comunidade Bethânia foi inaugurado em 12 de outubro de 1995 com a celebração de uma Santa Missa e com a presença de milhares de pessoas.

Imediatamente foi iniciada a construção da Casa Mãe, por meio da ajuda e doações de benfeitores e amigos.

Atualmente, São João Batista é o maior recanto da Comunidade Bethânia e possui em suas dependências o Centro Educacional Juscélia (Ceju) e o Centro Cultural e Memorial Padre Léo, onde está o túmulo com os restos mortais do fundador da Comunidade.


Recanto Cianorte (PR)

A instalação de uma filial na cidade de Cianorte (PR) começou em 2015 visando o desenvolvimento das atividades de atenção a pessoas atingidas pelo uso e dependência química e todos aqueles que desejam vivenciar a misericórdia por meio do acolhimento.


Recanto Curitiba (PR)

Durante um encontro espiritual em Curitiba (PR), Servo de Deus Padre Léo despertou o desejo de dar sequência no projeto na capital paranaense. Muitas pessoas se interessaram pelo projeto e o Superior Regional da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus ofereceu um terreno para a abertura de um recanto em Curitiba.


Recanto Guarapuava (PR)

O Bispo coadjutor de Guarapuava (PR), Dom Antônio Wagner da Silva, na época dos anos 2000 falou com o Pe. Léo da necessidade de a diocese ter um recanto de Bethânia, em função do grande desejo cristão de dar uma resposta às necessidades pastorais daquela região.
Na pessoa do bispo, era a voz da Igreja que se fazia ecoar naquele momento como um chamado à missão, um chamado à Bethânia, enquanto comunidade e que exigia uma resposta. O pedido do bispo veio acompanhado da descrição da propriedade que seria destinada para o início da missão. 


Recanto Irati (PR)

Inaugurado em 2012, antes da comunidade se instalar lá, o município já havia algumas benfeitorias e atuação de grupos de Amigos de Bethânia ajudando na missão. Com o empenho dos consagrados e da comunidade local, dos filhos, a obra do Servo de Deus Padre Léo cresceu ainda mais no país, com intuito de ajudar jovens e adultos, que por causa dos vícios, são excluídos da sociedade, e dificilmente tem oportunidades de se inserir novamente no meio social.


Recanto Itaperuna (RJ)

A abertura da filial era de extrema necessidade, até porque já havia uma adesão significativa de pessoas interessadas em compor o quadro de benfeitores. Além da necessidade urgente de atendimento humanitário e cristão à parcela significativa de jovens e adultos afetados pelas dependências.


Recanto Lorena (SP)

Em 2003, o professor e proprietário do terreno onde hoje se localiza o recanto, Felipe Aquino, juntamente com o Pe. Jonas Abib (fundador da Comunidade Canção Nova), expressaram, numa conversa com o Servo de Deus Padre Léo, a necessidade da Comunidade Bethânia assumir um recanto em Lorena (SP). E o convite foi aceito por Pe Léo com muito agrado, visto o elevado número de pessoas do Vale do Paraíba que procuravam a Comunidade Bethânia solicitando acolhimento em um dos recantos. 


Recanto Uberlândia (MG)


Um casal muito católico, pregadores da palavra e orientadores nos grupos de casais sentiram em seu coração a vontade de transformar uma fazenda que lhes pertencia num lugar de acolhida para pessoas abandonadas e marginalizadas. Depois de apresentarem a Deus em suas preces e orações tal motivação, um familiar muito próximo falou-lhes a respeito da Comunidade Bethânia e do Servo de Deus Padre Léo. Ao obterem mais conhecimentos do que era Bethânia, fizeram os primeiros contatos.
Depois de alguns meses, foi designada uma equipe do conselho para realizar uma visita ao terreno, iniciando assim, o processo de implantação de Bethânia em terras mineiras. 


Em 2019, mais de 700 pessoas foram acolhidas nos recantos espalhados pelo Brasil, e isso é extremamente gratificante. São centenas de pessoas acolhidas, e que hoje trilham os caminhos de Deus e isso faz a Comunidade a cada dia que passa se manter firme em seu chamado de ajudar os mais necessitados!


#Amigos de Bethânia

Existem várias formas de ajudar a Comunidade, seja doando seu tempo, seja ajudando nos retiros, onde se necessita muito de apoio, por meio de doações na cozinha, na limpeza e principalmente nas orações. Os Amigos de Bethânia são essenciais para que a obra continue firme, pois uma Comunidade não vive somente de oração (apesar de ser um pilar importantíssimo), então, as doações recebidas são essenciais para o acolhimento, e para a melhoria de cada pessoa que está na Comunidade e que deseja uma vida melhor.

Servo de Deus Padre Léo fez toda a diferença para a Comunidade Bethânia, seu olhar caridoso e coração cheio de bondade fez com que esta obra tocasse muitas vidas, sendo um local de acolhimento desde o início. Ele iluminou e fez sorrir novamente pessoas que não acreditavam mais em um futuro feliz, ele fez renascer a esperança de um dia melhor, e é isso que a Comunidade Bethânia é, um lugar de renovação e talvez até de descoberta. Sem dúvidas, a Comunidade é a cara do nosso fundador.

E aí, o que achou de saber um pouquinho da Comunidade Bethânia? 

Em nosso Blog temos inúmeros conteúdos que falam da Comunidade, do Servo de Deus Padre Léo, dos Amigos de Bethânia e entre outros, continue navegando!

 
 
Deixe seu comentário
Compartilhe
 
 
 
 
 
MAIS DE Comunidade