POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA

Retiros: como são e como você pode participar

Espiritualidade | 11 de Maio 2021

Retiros católicos: você já vivenciou um? Neste post, saiba mais sobre como são e como você pode participar destes momentos cheios de espiritualidade e conexão com Deus!

Retiros: como são e como você pode participar

Retiros católicos têm se tornado cada vez mais frequentes, principalmente em tempos tão conturbados, onde o tempo se tornou escasso em nosso dia a dia e, é cada vez maior a necessidade de conexão espiritual com Deus. 

Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo para você saber e entender mais sobre como são e como você pode participar de retiros católicos. Continue a leitura e confira!

O que é um retiro?

Podemos definir como retiro o afastamento temporário das atividades do dia a dia, às vezes por um dia, um fim de semana ou uma semana inteira, para conversar com Deus e refletir sobre a vida. É o momento em que os participantes devem se desligar de suas responsabilidades cotidianas e se permitirem refletir sobre sua missão neste mundo, aquietando o coração, a alma, entrando em harmonia com a natureza e com o Criador.

Trata-se de uma prática tradicional, vivamente recomendada pela Igreja Católica, como o verdadeiro exercício espiritual. Geralmente, os retiros acontecem em sítios ou regiões afastados da cidade, justamente para facilitar a reflexão e o silêncio, pois a perfeição da natureza tem um importante papel para a descoberta da beleza de Deus e da vida.

Conduzidos em sua maioria por sacerdotes, toda a programação de um retiro é pensada com a tarefa de pregar a Palavra de Deus, acolher, despertar o discernimento, e ajudar as pessoas a voltarem para seus lares, famílias e rotinas, com o coração renovado de fé e vontade de seguir os planos do Senhor!  

O retiro segundo o Evangelho 


O Evangelho relata que, antes de tomar decisões ou realizar atos importantes, Jesus se retirava para uma região montanhosa ou até mesmo para o deserto, onde lá ele passava longos tempos de silêncio e de oração. 

Seguindo o exemplo de Cristo, os cristãos de todos os tempos beneficiam-se deste exercício espiritual para fazer as coisas certas rumo à felicidade pessoal e a do próximo. O retiro católico tem como objetivo fazer com que os participantes vivam uma experiência particular do amor e da misericórdia paternal de Deus. 

Perante essa descoberta de vida pessoal, a vida diária ganha um novo peso e uma nova dimensão, dado pela luz e pela fé, que nos ajuda a enxergar a mão amorosa de Pai por trás de cada acontecimento.    

A vivência inspiradora de um retiro 


A vivência de um retiro católico proporciona um autoconhecimento imensurável, uma reconexão de corpo e alma que fortalece a fé, preenche o espírito, aproxima a terra do Céu. Nele, com a quietude, fica mais fácil ouvir a voz de Deus, perceber a importância das coisas e das pessoas, fazendo refletir em quais aspectos é possível melhorar, evoluir ou recuar.

Os momentos de reflexão e vivência, sejam de coisas boas ou ruins, nos mostram que estamos mais conscientes sobre como nos sentimos, com a força da prática do retiro buscando esse caminho de conexão com Deus. Esse espaço de silêncio e contato com seus sentimentos é um momento de se desconectar do que está fora e se reconectar com Deus, para que Ele reine em sua vida e em seu coração! 
 
Os retiros de silêncio


Além dos retiros tradicionais, vale saber também que existem formatos que pregam o silêncio e, neste caso, não há conversas e interações entre os participantes nas atividades de recreação. São momentos marcados pela oração e reflexão, intercalados com pregações e a celebração da Santa Missa.

Todos os anos, normalmente na primeira semana do tempo da Quaresma, a Igreja Católica recomenda fazer um retiro de silêncio, revivendo todos os momentos em que Jesus ficou sozinho no deserto, preparando-se para a Sua missão. Assim, também nós somos convidados a silenciar e prepararmo-nos para a missão que Deus planejou a cada um. 


Se você ainda não teve a oportunidade de participar de um retiro católico, está mais do que na hora de embarcar nessa aventura, não acha? Que tal viver essa experiência na Comunidade Bethânia? 

A casa de Padre Léo está de portas abertas para acolher você com todo o amor que Cristo nos inspira! Clique aqui e faça sua inscrição! 

Leia também: 

 
 
Deixe seu comentário
Compartilhe
 
 
 
 
 
MAIS DE Espiritualidade