POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA

A beleza do Pentecostes na vida da Igreja segundo Padre Léo

Espiritualidade | 08 de Maio 2021

Ele acontece no quinquagésimo dia após a celebração da Páscoa, marcando o início da missão evangelizadora e da descida do Espírito Santo à terra. Neste post, veja a beleza do Pentecostes na vida da Igreja sob a perspectiva de Padre Léo!

 A beleza do Pentecostes na vida da Igreja segundo Padre Léo

"Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reu­nidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem" (Atos dos Apóstolos, 2, 1-4).

Chamado pelo Papa João Paulo II de “a nova primavera do Espírito Santo”, Pentecostes é a plenificação da Páscoa, a efusão do Espírito Santo, o momento em que Deus, depois da ressurreição de Jesus Cristo, escolheu para derramar o Espírito Santo sobre inúmeros fiéis. Ela acontece no quinquagésimo dia após a celebração da Páscoa, marcando o início da missão evangelizadora e da descida do Espírito Santo à terra. 

A seguir, veja a beleza desta importante celebração da Igreja sob a perspectiva de Padre Léo!

A história do Pentecostes

O Pentecostes, antes de ser uma festa cristã, era uma festa judaica, de grande alegria e ação de graça para os judeus, que celebravam a colheita do trigo, reunindo pessoas de todas as partes. 

A história conta que algumas semanas depois da Ascensão de Jesus, os discípulos tinham se recolhido em Jerusalém com Maria para observar a "celebração da colheita", data de muita felicidade, onde o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido.

A ocasião em si, desta vez, não foi de muita comemoração já que os discípulos estavam confusos e sem saber que rumo tomar. Muitos ainda viviam o luto. O que eles não imaginavam era o que viria a acontecer naquele dia, como relatado na passagem de Atos 2, 1-4, quando todos foram tomados pelo Espírito Santo, recebendo coragem e o dom das línguas. 

Tal milagre fez com que eles conseguissem falar com outras pessoas sem a barreira do idioma e, consequentemente, pregar e levar a Palavra de Cristo para mais e mais pessoas.

O Pentecostes sob a perspectiva de Padre Léo

Em uma de suas pregações sobre essa importante celebração, Padre Léo destaca que há três momentos específicos do Pentecostes bíblico: um Pentecostes privado de Jesus com os apóstolos, um Pentecostes público, e um Pentecostes prático, referente àquilo que o Espírito Santo realiza na prática das nossas vidas.

Para nós, cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão universal. E, o que a Igreja pede a nós hoje? Segundo ele, ela quer que a alegria e os prodígios da efusão do Espírito Santo aconteçam em nossos corações, reconhecendo os nossos pecados e tendo esperança na redenção.

Não está na gravidade da matéria, está no silêncio do nosso interior. O Senhor já realizou, contudo, precisa da nossa atitude para que tudo possa ficar repleto da luz do Espírito Santo e, que através do dom da paz, flua de dentro de cada um de nós a cura e a restauração, alcançando a graça que tanto pedimos ao Pai.

Padre Léo reforça o pedido da Igreja de que não nos conformemos enquanto não estivermos repletos do Espírito Santo, pois é Ele o Senhor que dá a vida e a salvação! 

A paz de Jesus é o único dom que Ele quer dar a você hoje, paz transformadora, revigoradora, consequência do Batismo do Espírito Santo e do perdão dos pecados, concluindo a catequese que Ele começou na Quinta-feira Santa.

“Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele.” (Rm 8,9).


Leia também:



 
 
Deixe seu comentário
Compartilhe
 
 
 
 
 
MAIS DE Espiritualidade