POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA

O sonho do Padre Léo: o carisma de Bethânia espalhado pelo Brasil

Comunidade | 12 de Abril 2021

Em 12 de outubro de 1995, Padre Léo sentiu no coração a inspiração para fundar a Comunidade Bethânia. Neste post, saiba mais sobre o carisma que mantém viva essa missão.

O sonho do Padre Léo: o carisma de Bethânia espalhado pelo Brasil

Durante os atendimentos que fazia na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Padre Léo notou que o problema das drogas era uma urgência a ser combatida na sociedade. Assim, sentiu a necessidade de proporcionar a essas pessoas um lugar e um ambiente que revelasse um jeito novo de viver, saudável e pleno.

Em 12 de outubro de 1995, Padre Léo sentiu no coração a inspiração para fundar a Comunidade Bethânia, inspirada na Bethânia bíblica. Olhando para os irmãos Marta, Maria e Lázaro, a Comunidade nasceu como casa de acolhida aos irmãos marginalizados.

Com o objetivo de acolher e oferecer tratamento a dependentes químicos, alcoólatras e portadores do vírus HIV, além de menores abandonados, nesta perspectiva, a Comunidade  Bethânia é um recanto que procura acolher a cada um como o próprio Cristo nos acolhe.

O carisma da Comunidade

O carisma da Comunidade Bethânia e toda inspiração de trabalho partem do princípio de que é preciso “acolher cada um como o próprio Cristo”. 

Não podemos passar esta vida sem cuidar e sem receber Jesus que está nas pessoas. O mesmo Jesus a quem você quer acolher e deixar abrasar dentro de si, deseja ser acolhido e ir ao encontro do próximo.

Por isso, quando você vê alguém passar fome, não é esta ou aquela pessoa a quem você alimenta, mas é o próprio Jesus que passa fome no meio de nós. Da mesma forma, quando você vai a um hospital, à casa de alguém doente ou enfermo, é o próprio Jesus a quem você vai visitar e dar o melhor de si. 

E, quando você vir alguém despido, sem vestes, sem roupas, maltrapilho, é Jesus pobre, sofrido e escarnecido. Jesus está na pessoa do enfermo, do dependente químico e em todos os mais sofridos e necessitados. Onde houver aquela pessoa que pode parecer repugnante aos nossos olhos e aos nossos sentidos, ali está Ele.

Condições para o acolhimento

Uma das principais condições para o acolhimento em Bethânia é o sincero e livre desejo de ser acolhido por parte de quem precisa de ajuda. Não se pode obrigar ninguém a buscar a recuperação, afinal, sem predisposição, dificilmente a pessoa viverá, de corpo e espírito, uma transformação.

Mas, quando o desejo existe no coração do dependente químico, damos sequência ao nosso projeto pedagógico dividido em três etapas, que são: acolhimento, restauração e reinserção social. 


A etapa de acolhimento

Este processo é onde a Comunidade se aproxima do filho acolhido e o reconhece não como um ser diferente, mas como uma visita muito esperada. Todos aqueles que chegam em um dos oito recantos espalhados pelo Brasil são recebidos da mesma forma, com amor e cuidado, independentemente de sua condição física, psicológica ou social. 

É neste momento em que criamos vínculos entre o acolhido, seus responsáveis e familiares com a Comunidade, a fim de todos se conheçam e, assim, possam praticar o verdadeiro acolhimento, fazendo com que o outro se sinta acolhido, seguro, amado, respeitado e cuidado por todos que ali convivem.

A etapa de restauração

Nossa proposta pedagógica terapêutica diz que "tudo em Bethânia deve ser restaurador", do espaço geográfico ao espaço existencial. Para a realização desta etapa, a Comunidade utiliza diversas abordagens pedagógicas e espirituais. Em Bethânia, se vive a fé católica, embora acolhamos a todos sem distinção.

Com esse jeito próprio de viver a espiritualidade e o acolhimento, a Comunidade Bethânia é o lugar onde Jesus realiza, com o auxílio de todos os envolvidos, a recuperação dos dependentes químicos.

A etapa de reinserção social

Neste último processo, construímos possibilidades de reinserção social por meio de diálogos com o acolhido, sua família e instituições da rede socioassistencial. Com caráter dinâmico, são abordados temas da realidade e dos desafios que serão encontrados pelos acolhidos que planejam o pós-acolhimento.

Para mais informações, entre em contato através do e-mail: 

Realizamos o pré-acolhimento às quintas-feiras, das 14h às 17h, em todos os recantos da Comunidade Bethânia espalhados pelo Brasil.


Leia também: 



 
 
Deixe seu comentário
Compartilhe
 
 
 
 
 
MAIS DE Comunidade