POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA

Como Bethânia auxilia no processo de recuperação de um dependente químico?

Acolhimento | 04 de Novembro 2020

Nesse post você vai descobrir como a Comunidade Bethânia auxilia no processo de recuperação de um dependente químico através de nosso carisma de acolhimento.

Como Bethânia auxilia no processo de recuperação de um dependente químico?

A Comunidade Bethânia é conhecida como lugar em que cada pessoa se sente acolhida e amada. O carisma da comunidade é o acolhimento, mas não qualquer acolhimento, pois em Bethânia se parte do princípio de que é preciso "acolher cada um como o próprio Cristo".

Nesse post você vai entender como a Comunidade Bethânia auxilia no processo de recuperação de um dependente químico.

Se você explorar nossos escritos e nosso site, perceberá que a Comunidade Bethânia NÃO é uma clínica de recuperação de dependentes químicos e soropositivos. Mas sim uma instituição que foi criada para ser especialista em acolhimento, nosso foco é acolher. Acolher com o abraço do próprio Cristo, mostrando sua face amorosa e misericordiosa.

Dessa maneira a recuperação de um dependente químico acaba se tornando a consequência de todo o processo de acolhida.
  “A recuperação que almejamos é fruto do acolhimento 
que praticamos” (Padre Léo)

Para Bethânia o significado de acolher é muito amplo, é hospedar, agasalhar, abrigar, amparar, dar atenção e refúgio, receber bem, atender prontamente e dar créditos a alguém, admitir e tomar em consideração. Ou seja, acolher como Cristo acolhe, sem pré-julgamentos ou preconceitos.

Se você é um dependente químico, ou conhece alguém que passa por essa situação, continue lendo esse texto para descobrir como poderemos lhe auxiliar.

ACOLHIMENTO VOLUNTÁRIO

Em primeiro lugar, é importante salientar que a comunidade não pode obrigar ninguém a buscar a recuperação. Por isso a primeira condição para o acolhimento é a livre vontade, o sincero desejo de ser acolhido. Sem essa predisposição é impossível qualquer recuperação.

O trabalho realizado pela comunidade junto ao dependente químico segue um Projeto Pedagógico dividido em 3 etapas, que são: acolhimento, restauração e reinserção social.

As Etapas do Acolhimento em Bethânia


A primeira etapa (Acolhimento) é onde acontece a primeira aproximação, como já foi mencionado, a comunidade acolhe a todos como sendo o próprio Cristo, por isso todos são acolhidos e amados independentemente de como estejam. Nessa primeira etapa nosso foco é fazer com que o acolhido se sinta seguro, protegido, amado e cuidado.

Na segunda etapa do nosso processo pedagógico, chamada de Restauração acontecem processos terapêuticos de cura interior e enfrentamento às dificuldades e sofrimentos, essa etapa se dá por meio de encontros semanais.

A última etapa do acolhimento em Bethânia, é a etapa de Reinserção Social, são construídas possibilidades de reinserção social por meio de diálogos com o acolhido, familiares e instituições da rede socioassistencial. Nessa etapa são apresentados temas de realidade e desafios que serão encontrados pelos acolhidos.

Restauração em Bethânia


Para a realização dessas etapas, a comunidade utiliza diversas abordagens pedagógicas e espirituais. Em Bethânia se vive a fé católica, somos uma comunidade de cunho religioso, embora acolhamos a todos, sem distinção.

A comunidade Bethânia, com esse jeito próprio de viver a espiritualidade e o acolhimento, é o lugar onde Jesus realiza, com o auxílio de todos os envolvidos, a recuperação dos dependentes químicos.

Somos chamados a ser um lugar de restauração, nossa Proposta Pedagógica Terapêutica diz que "Tudo em Bethânia deve ser restaurador", desde o espaço geográfico ao espaço existencial.

Vida Plena

Na comunidade Bethânia nós queremos, por meio de todas as etapas do acolhimento e da convivência com todos, suscitar e reacender nos acolhidos o desejo pela Vida Plena, uma vida com sentido verdadeiro, com uma meta.

Pois acreditamos que somente através da busca da Vida Plena é que conseguiremos auxiliar os dependentes químicos em seu processo de recuperação.

Sabemos que uma pessoa que está no mundo das drogas é capaz de realizar atos extremos na busca de satisfazer seus desejos, por isso buscamos ordenar essa força interior para buscar o sentido real de uma Vida Plena, assim se dá a restauração.

Para auxiliar no processo de recuperação do dependente químico e levá-lo a viver uma vida plena nós apresentamos cinco elementos fundamentais:

1. Alimentação Equilibrada

O objetivo desse item é não ingerir toxinas, como alimentos com muitos conservantes e açúcar em excesso. Além disso sempre salientamos a necessidade de se comer apenas o necessário.

Também é muito importante para uma Vida Plena o ato de estar à mesa, convivendo com as pessoas que estão ao meu lado.

2. Sono Restaurador

O sono traz descanso e regeneração ao organismo. Ele também é um fator essencial para a limpeza do corpo.

3. Atividade Física

A atividade física, como sabemos faz uma enorme diferença na qualidade de vida, evita o sedentarismo e é essencial para uma vida saudável. 

Em Bethânia uma das maneira de auxiliar na recuperação de um dependente químico, é por meio dos esportes e também do trabalho, pois a atividade física é benéfica para o corpo e também para a saúde mental.

4. Relações Saudáveis

Nossa comunidade tem por carisma a acolhida, pois acreditamos que somente o amor verdadeiro é capaz de curar realmente uma pessoa. 

E a forma que encontramos de viver esse amor verdadeiro é por meio de relacionamentos saudáveis e de uma sadia convivência. Por isso em Bethânia nós valorizamos a convivência saudável com os familiares e também entre nós.

5. Espiritualidade Sadia

A espiritualidade está intimamente ligada ao desejo presente em cada ser humano de uma vida com sentido, uma vida realizada, ou seja, uma Vida Plena.

Nós valorizamos essa busca por meio de uma espiritualidade integrada, enraizada na vida. Conforme nossa Proposta Pedagógica, nós falamos em espiritualidade, porém sempre evitando fundamentalismo, alienação e exclusão, pois acolhemos a todos.

Mas sabemos, que para o dependente químico experimentar uma reabilitação verdadeira, a espiritualidade é fundamental.

Esses são alguns dos pontos que norteiam o processo de  recuperação vivido na Comunidade Bethânia, por meio do qual ela auxilia o dependente químico a buscar sua recuperação, por meio do acolhimento e da busca de uma Vida Plena.

Como já salientamos, nós oferecemos todo o suporte necessário para a recuperação, desde o acolhimento até a reinserção social, porém o passo inicial quem deve dar é o dependente químico, com a graça de Cristo, que nos quer sarados, vivendo a Vida Plena.

Se você deseja saber mais sobre como nós podemos ajudar a buscar a reabilitação entre em contato conosco, clicando AQUI.


Sabemos que até o mais longo caminho começa com o primeiro passo. Por isso, te convidamos a ter coragem de começar hoje e nos deixar te ajudar no seu processo de restauração. Clique aqui e confira o material que preparamos para te ajudar no seu caminho de restauração!


Que ler mais sobre nosso carisma e o acolhimento aos dependentes químicos? Leia esses conteúdos:

 
 
Deixe seu comentário
Compartilhe