POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA

Saiba tudo sobre o processo de beatificação do Padre Léo

Padre Léo | 04 de Fevereiro 2021

O processo de beatificação do nosso fundador, Padre Léo, iniciou-se em 2020 e está em andamento. Confira todas as etapas e o progresso para torná-lo um Beato.

Saiba tudo sobre o processo de beatificação do Padre Léo

Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, popularmente conhecido como Padre Léo, foi quem em 1995, após sentir o chamado de Deus para sua vida, fundou a Comunidade Bethânia. Seu carisma ficou conhecido em todo o Brasil, pregava para multidões desde o tempo da formação presbiteral. Utilizava uma linguagem simples, que prendia a atenção, com o seu jeito alegre e irreverente de ser, apaixonado pela Sagrada Escritura, utilizando exemplos concretos e simples. 

Após 16 anos de sacerdócio, vivendo integralmente para servir a Cristo, Pe. Léo faleceu em 4 de janeiro de 2007, aos 45 anos, vítima de infecção generalizada por causa de um câncer no sistema linfático. Sua obra e memória continuam vivas nos corações de quem o ama e daqueles que fazem parte da família Bethânia. Após 13 anos  da sua morte, teve início o seu processo de beatificação. 


Acompanhe neste blogpost o processo de beatificação do Padre Léo.

# Dia 07 de março de 2020

O dia 07 de março nunca mais será o mesmo! Para os que acreditam na santidade do fundador da nossa Comunidade, desde 2020, essa data ganhou uma importância histórica, pois foi nela que ocorreu a abertura para o processo de beatificação do Padre Léo. 
 
E, engana-se quem pensa que o caminho até aqui foi fácil. Há três anos, lá em 2017, o arcebispo de Florianópolis (SC), Dom Wilson Tadeu Jonck, scj, autorizava o pedido apresentado pela Comunidade Bethânia.
 
Depois de autorizado, o pedido de abertura do processo na Igreja foi aceito pelo Vaticano e, então, o Instituto Padre Léo, representado pelo vice-presidente de Bethânia, Padre Lúcio Tardivo, cuidou dos testemunhos dos milagres, sendo responsável também por encaminhá-los ao processo de beatificação do Padre Léo.
 
Um tribunal histórico-teológico analisou a vida e biografia do sacerdote, com o objetivo de confirmar as virtudes heróicas do futuro venerável e, posteriormente, com a análise dos possíveis milagres para, enfim, declará-lo beato.
 
 
 Padre Léo tinha o dom de tocar os corações por meio de suas pregações. Por onde passava, reunia multidões. Com 27 livros escritos e pregações voltadas para a cura interior, Padre Léo realizou seu ministério sacerdotal por meio de programas na TV Canção Nova. Com uma história de sofrimento e superação, faleceu em 2007 aos 45 anos, vítima de infecção generalizada por causa de um câncer. 

# Motivos para abertura do processo

"Quando a graça de Deus se encontra com um espírito puro e batalhador, os milagres acontecem." (Padre Léo).
A Irmã Célia Cadorin, uma das postuladoras da causa de Beatificação e Canonização de Santa Paulina, orientou os membros da Comunidade Bethânia que recolhessem tudo o que pudessem do Padre Léo e guardassem com cuidado, pois ela não tinha dúvidas de que o sacerdote logo teria sua causa aberta. Assim, seguindo seu conselho, o fizeram. 
 
Entre muitos milagres encontrados, um dos mais relevantes para esse processo de beatificação, foi a cura de uma menina. Ela foi acometida de septicemia (infecção no corpo por bactérias, fungos ou vírus) e teve uma parada respiratória de aproximadamente  45 minutos. Milagrosamente, a menina foi curada. A família atribui a cura à intercessão do Padre Léo. 

Conheça mais sobre o Padre Léo, e este processo:

# Processo de beatificação e canonização

Antes de ser considerado santo, um candidato passa por três estágios. Primeiro, é reconhecido como Servo de Deus, quando o Vaticano aceita abrir o processo de beatificação encaminhado por alguma diocese, o que ocorreu com Padre Léo.

 Assim que for reconhecido que o candidato cumpriu de forma heroica as virtudes exigidas ou sofreu martírio em defesa da fé, ele passa à condição de Venerável. Quando há a comprovação do milagre, o candidato é considerado Beato, esta é a etapa atual no processo do Padre Léo. 
 
No caso de martírio reconhecido, o milagre é dispensado. Não há um prazo certo para a beatificação, tudo depende da escolha do milagre e sua comprovação. No caso de cura, há uma investigação por meio de laudos médicos. Após isso, um perito de Roma precisa atestar a cura milagrosa por intercessão do beato. O milagre precisa ser algo extraordinário. 
 


Para ser elevado à condição de Santo, será necessária a comprovação de mais de um milagre por intermédio do Padre Léo. Se isso acontecer, sua imagem poderá ser venerada em todas as igrejas do mundo. 





Seguimos na torcida e na oração aqui na Comunidade Bethânia pela beatificação de nosso querido e amado fundador, que tanto nos ensinou em vida, sobre a vivência diária na presença de Deus, no ardor pela caridade para com o próximo, e na simplicidade. 

"O céu é para quem; Sonha grande; Pensa grande; Ama grande, e tem a coragem de viver pequeno". (Pe Léo)

Que possamos desejar o céu, assim como ele desejou e nos ensina a desejar todos os dias. Usemos de seu exemplo para perceber que a vida em Deus deve ser uma escolha, que precisa ser feita hoje, pois a necessidade de levar todos a conhecer o bom Deus é urgente. 

Sejamos firmes na fé e na oração. Rezemos pela beatificação de nosso querido fundador, Padre Léo, todos os dias. 




 
 
Deixe seu comentário
Compartilhe
 
 
 
 
 
MAIS DE Padre Léo