POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA

5 fatos marcantes da vida do Padre Léo, fundador da Comunidade Bethânia

Padre Léo | 02 de Março 2021

Neste post, conheça alguns fatos marcantes sobre a vida de Padre Léo, esse Servo de Deus tão querido, que nos deixou um legado de ensinamentos!

5 fatos marcantes da vida do Padre Léo, fundador da Comunidade Bethânia

Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, mais conhecido como Pe. Léo, foi músico, cantor e compositor, vindo de uma família simples do Sul de Minas Gerais, no vilarejo chamado Biguá. 

Antes de ingressar no seminário teve outras profissões, como torneiro mecânico, além de ter trabalhado em uma fábrica de armas em Itajubá-MG. Em 1982, entrou no Seminário, e em 1990, foi ordenado sacerdote.

A seguir, conheça alguns fatos marcantes sobre esse Servo de Deus tão querido, que nos deixou um legado de ensinamentos!

1. Do vício ao seminário


Apesar da proximidade com a Igreja desde muito pequeno, Léo Tarcísio viveu experiência com as drogas. Aprendeu a fumar cigarro de palha com os avós em 1973 e, depois, começou a consumir maconha com os amigos. 
 
O uso de entorpecentes chegou ao fim quando Léo decidiu seguir a vocação sacerdotal, em 1981. Abandonou a maconha, mas continuou fumando cigarro até 1998, quando abandonou definitivamente o vício para iniciar uma vida com Deus no seminário.

2. A importância da Renovação Carismática Católica na sua trajetória


Padre Léo tornou-se amplamente conhecido no Brasil por meio do seu carisma e da grande atuação na Renovação Carismática Católica, com início em 1983. Participava de eventos televisionados. E, a partir desses eventos, ganhou popularidade pela intensidade de suas palavras.

Foi pregador de multidões desde o tempo de formação presbiteral, participando de Cenáculos e vários outros encontros com o seu jeito alegre e irreverente de ser, apaixonado pela Sagrada Escritura. 

Foi sacerdote do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), era cantor, compositor, apresentador, pregador e escritor, sempre utilizando de exemplos concretos e simples que prendiam a atenção do ouvinte, ao mesmo tempo que, de uma forma muito afetiva. 

3. A fundação da Comunidade Bethânia 


“Devemos acolher cada pessoa que vem até nós como acolheríamos o próprio Jesus" (Padre Léo, scj).

Durante os atendimentos que fazia na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Padre Léo notou que o problema das drogas era uma urgência a ser combatida na sociedade. Assim, sentiu a necessidade de proporcionar a essas pessoas um lugar e um ambiente que revelasse um jeito novo de viver, saudável e pleno.

Em 12 de outubro de 1995, Padre Léo sentiu no coração a inspiração para fundar a Comunidade Bethânia, inspirada na Bethânia bíblica. Olhando para os irmãos Marta, Maria e Lázaro, a Comunidade nasceu como casa de acolhida aos irmãos marginalizados.

Com o objetivo de acolher e oferecer tratamento a dependentes químicos, alcoólatras e portadores do vírus HIV, além de menores abandonados, nesta perspectiva, a Comunidade  Bethânia é um recanto que procura acolher a cada um como o próprio Cristo nos acolhe.

4. A batalha contra um câncer



Após 16 anos de sacerdócio, vivendo e seguindo a Cristo, em abril de 2006, Padre Léo começou um tratamento contra um câncer no sistema linfático (linfoma).  Aos 45 anos, Padre Léo foi vítima de infecção generalizada e, em 4 de janeiro de 2007 veio a falecer. 

Um mês antes, Padre Léo fez uma de suas pregações mais admiráveis em um evento muito conhecido pelos jovens, o Hosana Brasil. Mesmo fraco e debilitado, ele deixou uma de suas mensagens: “Buscai as coisas do alto”. E, buscou forças, tocou os mais profundos sentimentos dos jovens naquele evento que seria o seu último e o mais marcante.

5. O processo de beatificação 



Durante o evento Hosana Brasil, em 8 de dezembro de 2019, exatamente 13 anos após sua última pregação, foi anunciada a data de abertura de seu processo de beatificação. A notícia foi anunciada pelo fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib.

A canonização, por sua vez, acontece quando o beato torna-se santo. Neste processo, consequentemente acontece a beatificação, o processo mais demorado devido à abertura da associação e uma série de passos que devem ser seguidos.

Para que aconteça a canonização, é preciso escolher outro milagre e comprová-lo depois da beatificação. Esse milagre não precisa necessariamente acontecer após a beatificação, mas tem que ser comprovado depois.
 
Caso sinta no seu coração o desejo de ajudar financeiramente com os custos deste processo, clique aqui!

Leia também:



 
 
Deixe seu comentário
Compartilhe
 
 
 
 
 
MAIS DE Padre Léo