Ensinamentos do Padre Léo para viver bem a Quaresma
Espiritualidade | 10 de Fevereiro 2021
Como Padre Léo somos chamados a viver neste tempo Quaresmal, a igreja sugere três práticas de virtudes: o jejum, a oração e a esmola.

A Quarta-Feira de Cinza dá início ao tempo da Quaresma, as cinzas são símbolos de penitência e conversão, elas não nos livram do pecado, mas sinalizam a vontade de ir ao encontro do maior mandamento, amar a Deus e ao próximo.
Neste tempo, vivemos profundamente 40 dias de oração, recolhimento, caridade, para lembrarmos os dias em que Jesus passou no deserto e todos os sofrimentos que ele suportou na cruz.
“Quem ama nunca está longe! Como estar longe de quem está dentro de mim?”(Padre Léo).
A Quaresma, nos leva ao caminho da conversão, e somos chamados a ser a imagem e semelhança do próprio Cristo, que entregou a sua vida para nos salvar. Somos chamados a voltar no primeiro amor, àquele que nunca nos deixou sozinho, que nos ajuda a levantar a cada tropeço e que mora dentro de nós.
O tempo quaresmal nos leva à vivência mais intensa da fé, meditando a morte e ressurreição de Jesus Cristo para que, como cristãos possamos converter nossos corações para o Senhor, amando mais a Deus e vivendo a fraternidade.
O Jejum
“Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choros, e com pranto” (Joel 2,12).
Nesse tempo somos chamados a praticar o Jejum, a oração e a esmola. O jejum é uma forma de penitência interior, tendo o poder de interferir em nosso espírito, corpo e alma, para que possamos nos deixar ser guiados pelo Espírito e não pelos desejos da carne.
A prática do jejum aflige nossa alma, para que tenhamos um domínio maior das nossas emoções e não sejamos dominados por ela.
A Oração
“Quando estamos de joelhos é mais difícil nos derrubarem” (Padre Léo).
A Quaresma é o tempo da oração que nos leva à aproximação, à escuta e ao conhecimento do grande amor à Jesus pelas pessoas, pois vivendo uma vida de oração entendemos o verdadeiro propósito que Deus tem para nossa vida e assim amamos sua vontade.
Na oração nos dedicamos à reflexão e à meditação da palavra de Deus, para recordarmos o sacrifício de Jesus Cristo.

Através da espiritualidade podemos nos entregar, mergulhar e vivenciar a fé cristã, meditando o evangelho, rezando, contemplando e assumindo um compromisso com a Palavra de Deus.
Afinal a Quaresma é o tempo de escuta mais intensa de ouvir a palavra de Deus, oração, conversão, jejum, caridade, reconciliação com Deus e com nossos irmãos.
A Esmola
A esmola praticada na quaresma deve ser é o fruto do nosso jejum e da nossa abstinência. Ela nos leva a caridade e é a expressão da nossa conversão, pois passamos do egoísmo ao encontro.
A esmola também pode ser traduzida como caridade. Padre Léo nos deixou o maior exemplo de caridade ao fundar a comunidade Bethânia, para ser um lugar de acolhida para com aqueles aos quais a maioria das pessoas prefere se distanciar.
Que possamos viver a caridade como Padre Léo, praticando o amor e a compaixão, como o próprio Cristo o fez.
“Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e reconhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1Jo 4,7-8).
Nesta quaresma, procure vivenciar as dimensões da oração, jejum e esmola vivendo com autenticidade os ensinamentos do evangelho.
Para se preparar ainda melhor para o tempo quaresmal, confira também estas preciosas dicas do Padre Léo para sua vida espiritual:
Conheça mais sobre a Comunidade Bethânia:
