POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA

Como participar de um retiro on-line em casa?

Espiritualidade | 04 de Setembro 2020

Os retiros religiosos têm como objetivo mostrar às pessoas o exemplo de Jesus Cristo, no que diz respeito a colocar-se em oração e escuta sobre a vontade de Deus. Em tempos de isolamento social, saiba neste post como participar de um retiro on-line em casa!

Como participar de um retiro on-line em casa?

Os retiros religiosos têm como objetivo mostrar às pessoas o exemplo de Jesus Cristo, no que diz respeito a colocar-se em oração e escuta sobre a vontade de Deus. 

Fazer um retiro é mais do que, simplesmente, se afastar do mundo barulhento em que vivemos, mas uma questão de ouvir seu "eu interior", se colocando em modo de atenção para entender o que Deus tem para nos falar. 

Geralmente, os retiros são organizados em lugares mais afastados da cidade como forma de facilitar essa reflexão, tendo o silêncio como algo muito importante. Além disso, é bastante comum que os locais escolhidos possibilitem uma conexão especial com a natureza, manifestação da beleza divina. 

Mas, em um momento atípico como o que vivenciamos agora, cheio de insegurança em relação a nós e ao futuro, com o isolamento social se fazendo necessário pela saúde de todos, os formatos dos retiros espirituais também precisaram ser adaptados. E, é sobre como participar de um retiro on-line em casa que falaremos a seguir. Continue a leitura e confira!

O que é um retiro? 

Deus nos deu o livre arbítrio para realizarmos nossas escolhas de vida e, quem decide seguir o Seu caminho sabe que existe algo fundamental nesta caminhada: a fé. O caminho que Deus nos apresenta exige o testemunho de fé, testemunho de vida, oração, relacionamento e confiança n’Ele. 

Porém, no dia a dia agitado, o silêncio e as orações dedicadas ficam sempre em último plano. E, quando os desafios aparecem, ficamos ainda mais fragilizados, abalados, nos sentimos sozinhos e sem saber que rumo seguir, achando que foi Deus quem nos abandonou, quando o caso é exatamente o contrário.

O retiro é uma fuga da rotina, é escapar da realidade e decidir ir ao encontro de um Deus que nunca nos abandona. E, não importa quanto tempo ele dure, o retiro tem o poder de libertar as pessoas das preocupações diárias, guiando-as novamente para a luz de Cristo. 

Isso é um retiro: retirar-se para passar um tempo com o Senhor, renovar-se espiritualmente, deixar Deus guiar seus passos e Lhe apresentar o caminho da fé novamente. 

Quais os benefícios de participar de um retiro?


Os benefícios de viver a experiência de participar de um retiro são inúmeros, mas o fato de fortalecer a nossa fé e compreender sua plenitude são dos mais valiosos.

Se desligar do mundo para ouvir a voz de Deus, saber a direção certa a seguir, refletir sobre si mesmo, sua forma de viver, agir e se relacionar, ter, de fato, um tempo para se dedicar apenas a Deus, perceber o valor da família e das boas amizades, ser grato pelas pequenas coisas da vida e aprender que essas são as mais importantes, consolidar os laços de comunhão com o próximo e renovar a vida em oração e espiritualidade, dedicando cada dia um tempo para Deus agir em nossa vida. 

Melhor do que descrever, é recomendar que você viva essa experiência!

O formato do retiro on-line 

Sabemos que os últimos meses não têm sido fáceis. É medo, insegurança, preocupação e ansiedade por todos os lados. Um anseio sobre o futuro nos torna vulneráveis e nossa fé vem sendo testada constantemente, todos os dias. Por isso, mais do que nunca, é tempo de se dedicar a Deus. 

Mas, de que forma participar de retiros se as recomendações da Organização Mundial de Saúde nos pedem isolamento social? A resposta é simples: no formato on-line!

O objetivo é o mesmo que dos tradicionais, dedicar um tempo especial para fortalecer a relação com Deus, permitindo-se desconectar das coisas mundanas e imergindo numa reconexão com o Pai.

Ainda não está claro para você? A seguir, nós explicamos de que forma o retiro on-line pode ser vivido na sua casa. Acompanhe!

Reserve um tempo para Deus


O primeiro passo para vivenciar um retiro on-line em casa é definir quanto tempo será reservado a este momento de entrega e oração com Deus. Pode ser um, dois dias ou mais, à sua escolha. O fundamental é que seja um período inteiramente dedicado, desligando-se do mundo exterior e de seus ruídos.

Escolha um ambiente confortável

Com a mesma lógica dos retiros presenciais, é importante escolher um lugar especial da sua casa para tal. Não há nada específico. O ideal é aquele que lhe permitirá concentração e conforto para meditar e falar com Deus. Preze por um ambiente que te possibilite ficar em silêncio sem ser incomodado e distante de qualquer coisa que te tire o foco.

Tenha claro o seu cronograma de atividades


Um retiro presencial é preparado por várias pessoas, que pensam muito em cada detalhe para que os participantes vivam uma experiência única. Mas, e quando é só você na sua casa? Inspire-se em eventos que já participou e use a criatividade. Estabeleça momentos para a leitura orante da Palavra de Deus, cântico de louvores, oração do terço, meditação etc. 

Vivencie o momento de todo o coração

Talvez, em um primeiro momento, não aconteçam grandes transformações. É possível que você até sinta menos animação ao lembrar-se de tristezas e dores que acabam mascaradas no cotidiano, e esse processo faz parte de se libertar e se conectar com Deus, precisamos disso para nos purificar. O importante é não se abalar e não desistir.

Os momentos de reflexão, sejam de coisas boas ou ruins, nos mostram que estamos mais consciente sobre como nos sentimos. A força da prática do retiro está em criar esse caminho de conexão com Deus. Esse espaço de silêncio e contato com seus sentimentos é um momento de se desconectar do que está fora e se reconectar com Deus, para que Ele aja em sua vida, em seu coração, em todo o seu ser!

Se este conteúdo te interessou e você sentiu no coração o anseio de participar de um retiro espiritual na sua casa, a Comunidade Bethânia tem um guia completo para te ajudar além das dicas já citadas. Clique aqui e baixe gratuitamente!

Confie em Deus e deixe que Ele guie seus caminhos!

 
 
Deixe seu comentário
Compartilhe