POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA

Memorial São João Batista: a história do Padre Léo para você visitar

Comunidade | 08 de Junho 2021

Conheça o Recanto de São João Batista e o sonho do Padre Léo, acesse aqui e saiba mais!

Memorial São João Batista: a história do Padre Léo para você visitar

O primeiro recanto da Comunidade Bethânia foi inaugurado em 12 de outubro de 1995 com a celebração de uma Santa Missa e com a presença de milhares de pessoas.

Atualmente, São João Batista é o maior recanto da Comunidade Bethânia e possui em suas dependências o Centro Educacional Juscélia (Ceju) e o Centro Cultural e Memorial Padre Léo, onde está o túmulo com os restos mortais do fundador.

Preparamos um material especial que conta com mais detalhes sobre este sonho de Padre Léo, confira e continue a leitura! 

O sonho de Padre Léo

A Comunidade Bethânia nasceu do desejo que o Espírito Santo colocou no coração do Padre Léo, a partir de sua própria experiência na juventude, como dependente químico, e depois como sacerdote, trabalhando no Colégio São Luiz em Brusque. Nas dependências do colégio foi construída uma capela dedicada ao Espírito Santo, onde Padre Léo realizava celebrações e as Missas dos Jovens.

Atendendo diariamente muitos jovens que buscavam nas drogas a solução para os seus problemas,o sacerdote viu crescer a necessidade de um trabalho metódico, em lugar apropriado. 

Era impossível continuar atendendo tantos jovens dentro do Colégio. Muitos problemas estavam surgindo, especialmente alguns pais de alunos preocupados com o contato de seus filhos com os dependentes e marginalizados que procuravam o Colégio e a Capela.
Em uma Celebração Eucarística em São João Batista/SC, em junho de 1994, Pe. Léo falou sobre a necessidade de um lugar para a realização de seu trabalho. Dona Vanda, católica e participante da Renovação Carismática Católica (RCC) se dispôs a falar com o doutor César, empresário e dono do terreno onde se encontra, hoje, o recanto São João Batista. 

Graças ao grande empenho de Luiz Teles, antigo funcionário e administrador da Usati, indústria de açúcar, foi viabilizado um encontro com o doutor César. Padre Léo partilhou a necessidade e a importância do projeto. Diante de tudo que foi proposto, doutor César se prontificou em doar o terreno. 

A primeira celebração


No dia 12 de outubro de 1995, graças, especialmente, ao grande apoio e empenho de Jair Sebastião Amorim (Nonga), na época Vice-Prefeito de São João Batista e posteriormente prefeito, foi aberta uma pequena clareira, na parte mais alta do terreno. Lá foi aberta uma estrada e, do alto da colina, às 15h, com a participação de milhares de pessoas e a animação da Banda Vida, foi celebrada a Eucaristia e consagrado esse chão. 

Nasceu, com a Santa Missa, o Recanto São João Batista. Imediatamente, foi iniciada a construção da Casa Mãe. Juscélia, autora dos projetos, responsável por toda a documentação, tesoureira e diretora de patrimônio, coordenou todos os trabalhos. 

Um mês antes da inauguração da casa, o sr. Ideraldo passou a auxiliar Juscélia, diariamente acompanhando os trabalhos da construção. Graças à generosidade de muitos benfeitores e amigos, no Domingo de Páscoa de 1996, foi celebrada a missa festiva de inauguração de Bethânia.E no dia 1º de maio do mesmo ano, com a consagração de Ideraldo e Margarida, de Zeni e Jocelino, em missa celebrada na sala da Casa Mãe, foi iniciada a missão desses consagrados, que, em 6 de maio, receberam os primeiros filhos (acolhidos pela comunidade).

O carisma de Bethânia


A Comunidade Bethânia tem por seu carisma e inspiração de trabalho, o princípio de que é preciso "acolher cada um como o próprio Cristo".

Não podemos passar esta vida sem cuidar e sem receber Jesus que está nas pessoas. O mesmo Jesus a quem você quer acolher e deixar abrasar dentro de si, deseja ser acolhido e ir ao encontro do próximo. 

Pois, quando você vê alguém passar fome, não é esta ou aquela pessoa a quem você alimenta, mas é o próprio Jesus que passa fome no meio de nós. Da mesma forma, quando você vai a um hospital à casa de alguém doente ou enfermo, é o próprio Jesus a quem você vai visitar e dar o melhor de si.

E, quando você vir alguém despido, maltrapilho, marginalizado, é Jesus pobre, sofrido e escarnecido que você está contemplando. Jesus está na pessoa do enfermo, do dependente químico e em todos os mais sofridos e necessitados. Onde houver aquela pessoa que pode parecer repugnante aos nossos olhos e aos nossos sentidos, ali Ele está!

Com seu jeito próprio de viver a espiritualidade e o acolhimento, a Comunidade Bethânia é o lugar onde Jesus realiza, com o auxílio de todos os envolvidos, a recuperação dos dependentes químicos. 
A Comunidade Bethânia, nasceu para ser especialista em acolhimento. Aqui, o foco não é recuperar dependentes químicos e soropositivos, mas sim acolhê-los da melhor maneira possível. Padre Léo deixou escrito que “a recuperação que almejamos é fruto do acolhimento que praticamos”. 

Essa é a essência da nossa missão e, para saber mais clique aqui! 

 
 
Deixe seu comentário
Compartilhe
 
 
 
 
 
MAIS DE Comunidade