Comunidade Bethânia
ESPIRITUALIDADE
 
 
Espiritualidade
“Queremos ser um ombro amigo para aqueles que já perderem o sentido da vida e estão, como Lázaro, nos sepulcros das drogas, da violência, da prostituição, das doenças incuráveis, do abandono... ’O que fizerdes ao menos dos meus irmãos... Eras tu Senhor?’ (Mt 25,31s).”

Espiritualidade e carisma andam juntos. Pois, toda espiritualidade decorre de um carisma, porém todo carisma é alimentado por uma espiritualidade. Dessa forma, de um jeito simples podemos resumir nosso carisma e espiritualidade em duas perguntas: O que somos? Amor! O que fazemos? Acolhemos!
Toda espiritualidade de Bethânia tem por princípio seguir o Evangelho e o colocar em prática. Significa que o jeito de viver em Bethânia é pautado ao modo de Jesus, procurando colocar em prática a espiritualidade do amor. Para que isso aconteça, Pe. Léo, ressalta em seu livro "Viver Bethânia", que é preciso reconhecer e experimentar o amor íntimo e profundo que Deus tem por nós e, a partir dessa experiência, procurar responder concretamente a este amor. Dessa forma, nossa espiritualidade, se expressa no nosso jeito de viver, de amar e de trabalhar pelo Reino de Deus.
É o Coração de Jesus quem nos convida ao amor: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo. Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” (Mt 11, 25-30).

Em outras palavras, Pe. Léo entendia que para amar é preciso sentir-se amado por Deus, para acolher é preciso sentir-se acolhido por Deus. Assim experimentando o amor acolhedor do Coração de Jesus, nos comprometemos a amar segundo o Coração de Jesus. “Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos. Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros. Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus” (Fl 2, 2b-5).

É nossa missão obedecer o pedido do Coração de Jesus procurando estar intimamente associado a Ele para manifestar a todos que nos procuram um caminho de restauração pelo amor acolhedor de Jesus que deve transparecer no nosso jeito de viver. E assim, Paulo nos orienta em nossa luta diária: “O Deus da perseverança e da consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Jesus Cristo, para que, com um só coração e uma só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória de Deus” (Rm 15, 5-7).

E assim, procuramos colocar em prática o convite de Jesus "Eu vim para que todos tenham vida plena." (Jô 10,10). Lembrando que Bethânia, mencionada na Sagrada Escritura, é um colônia de leprosos onde viviam os amigos de Jesus Marta, Maria e Lázaro (Lc 10, 38ss; Jo 11, 1ss). E também era a casa onde Jesus gostava de estar, lugar onde encontrava descanso, repouso, carinho e amizade profunda e verdadeira (cf. Mt 21, 17; Mc 11, 1).

A Partir da Bethânia Bíblica, queremos oferecer vida plena por meio de Jesus em nossa Comunidade Bethânia. Por isso acolhemos todos os que vem a nós como o próprio Cristo que nos bate a porta para encontrar descanso, repouso, amizade sincera e verdadeira, esperança, vida nova. A Exemplo de Lázaro (cf. Jo 11), ouvir o grito de Jesus que nos faz sair do sepulcro do vício e da escuridão da desesperança. Como Marta arregaçarmos as mangas e com nosso trabalho agirmos na construção do Reino do Coração de Jesus. E com a mesma intimidade de Maria nos aproximarmos do Mestre Jesus para ouvi-lo a partir de nossas orações diárias pessoais e comunitárias.

 
 
NEWSLETTER: Informe seu e-mail para receber nossas novidades.

COMUNIDADE BETHÂNIA - ADMINISTRAÇÃO GERAL

Telefone: 48 3265 4416 | E-mail: soubethania@bethania.com.br
Estr. Mun. Bethânia - 400 - TIMBÉZINHO, São João Batista - SC, 88240-000

Copyright © 2017 Comunidade Bethânia. Todos os direitos reservados.