FECHAR
Popup
 
 
POPUP
AJUDE ESTA OBRA
Vocacional

O chamado de Deus

Deus nos chama desde o seio materno. A nós cabe discernir qual caminho seguirmos para fazer valer todo esse amor. Por isso, a Comunidade Bethânia contribui para que você possa descobrir a vontade de Deus para sua vida por meio da vocação.
O caminho vocacional inicia a partir do momento em que você começa a se perguntar o que Deus deseja para sua vida e buscar uma resposta concreta. Em Bethânia, o processo vocacional é realizado por etapas e neste período o candidato é chamado a viver em comunidade e encontrar o caminho para uma vida plena. 

Em Bethânia vive-se a Comunidade de Vida e de Aliança. Ambas são formadas por jovens, casais, sacerdotes ou religiosos que procuram viver a experiência da consagração. A diferença é que a Comunidade de Vida é vivida em um núcleo comunitário ou em um trabalho específico de doação plena à entidade. Essas pessoas são chamadas a viverem em residência comunitária, partilhando tudo o que são e o que possuem.

Já na Comunidade de Aliança os membros continuam a exercer sua profissão na sociedade e viver na própria residência. No entanto, procuram viver em espírito de unidade com o carisma.

 
 

Perguntas Frequentes

  • O que é o caminho vocacional?

    É um momento de discernimento da vocação, em que devemos silenciar o nosso coração para ouvir a voz de Deus e estarmos atentos aquilo que Ele nos diz. É um momento de profunda intimidade com Deus. É ter a coragem de renunciar a si mesmo e as próprias vontades para viver em prol de uma comunidade ou na missão que Deus lhe chama.

    Em Bethânia somos chamados a acolher o outro como o próprio Cristo. Amar, cuidar, zelar sendo firme quando preciso, mas, acima de tudo, respeitando a fragilidade e a limitação do outro.

    O discernimento é um caminho para que a sua vocação seja revelada, o que não quer dizer que, ao fim, você precisará entrar na Comunidade Bethânia. Se ao fim do processo houver o discernimento que o chamado é para outra instituição, será mais uma prova de que estamos no caminho certo, pois é Deus quem revela a vocação particular de cada um.

     
  • Como funciona o processo vocacional?

    O processo vocacional é um tempo para viver a experiência de ser filho na Comunidade Bethânia. Assim, também podemos ser restaurados como Marta, Maria e Lázaro, que são nossos pilares.

     
  • Como é a experiência?

    Depois do caminho vocacional, o candidato passa pela experiência do Aspirantado e do Discipulado, que são etapas formativas dentro do regimento interno da Comunidade e do livro Viver Bethânia.

    Após esse processo, temos a Consagração, momento em que são feitos os votos de vida ou aliança para ser um consagrado dentro da Comunidade.

     
  • Por quanto tempo é feito o caminho vocacional?

    O tempo de duração do caminho vocacional varia de cada pessoa, pois, na primeira etapa do processo, depende muito do interesse do candidato.

     
  • Quero fazer um caminho vocacional em Bethânia. Como proceder?

    Toda pessoa que se candidata a ingressar na Comunidade Bethânia passa por um tempo de experiência e discernimento. Após os primeiros contatos de apresentação do candidato, é avaliado se possui sinais positivos de vocação à Comunidade Bethânia. Então, o candidato será convidado a expressar por escrito o pedido para iniciar a experiência e ser acompanhado.

    Se você tem um desejo de mergulhar e se aprofundar num maior discernimento vocacional, seja ele em Bethânia, entre em contato com a equipe vocacional pelo e-mail: vocacional@bethania.com.br

    Então, o candidato será convidado a expressar por escrito o pedido para iniciar a experiência e ser acompanhado.

    Se você tem um desejo de mergulhar e se aprofundar num maior discernimento vocacional, seja ele em Bethânia, entre em contato com a equipe vocacional pelo e-mail: vocacional@bethania.com.br

     
  •  
 
 
 
 
 
 
 
 

Venha conhecer o nosso jeito de viver!

 
Nome*
E-mail*
Telefone*
Cidade
 
Mensagem