POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
Vocacionados, aspirantes e discípulos participam de retiro admissional, em São João Batista

Desde segunda-feira, 29, acontece na Comunidade Bethânia, recanto de São João Batista (SC), o retiro admissional, que acolhe os vocacionados, aspirantes e discípulos para iniciarem suas etapas de formação. O retiro segue até sábado, 3, quando terá a apresentação e admissão dos 40 participantes.

Todos os anos, a Comunidade Bethânia realiza o retiro admissional que dá início a caminhada das pessoas que pretendem entregar suas vidas ao carisma deixado pelo Pe Leo.

O membro da equipe formativa, Daniel Amaral, explica que existem duas realidades vocacionais em Bethânia. A primeira é dos filhos e filhas que já passaram pelo processo de restauração, já completaram mais de um ano de casa e agora sentiram o chamado vocacional de fazer uma experiência do carisma da comunidade. “Eles querem, assim como os consagrados, também se doar. Uma vez restaurados, querem também ser canais da graça na vida dos outros filhos que chegam”.

A outra realidade é de pessoas que não passaram pela experiência de filhos, ou seja, de dependência química, mas sentiram um chamado de servir dentro do carisma da comunidade. Essas pessoas são de diversas regiões do país, como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Fortaleza, Ceará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, entre outros.

VEJA GALERIA DE FOTOS: https://goo.gl/gNNNYG

Segundo Amaral, este é o retiro mais importante, pois é um momento em que se trabalha todo o aspecto vocacional, o chamado de Deus na vida de cada um. “Este processo se dá para que possam mergulhar em Deus e, em Deus, ouvirem o chamado para discernirem a experiência”.

O formador geral, padre Elinton Costa, informa que a Comunidade Bethânia, antes de tudo, é comunidade de vida, que procura viver a luz do evangelho aquilo que o próprio Jesus ensinou e convida a viver. “Esta é a primeira missão e, como consequência dessa vida de assumir uma vida com o evangelho, vem a missão de ‘botar a mão na massa’, que é o acolhimento e evangelização”.

Ele acrescenta que o retiro é importante, pois dá as motivações para cada um dos vocacionados, aspirantes e discípulos viverem bem o ano em cada etapa formativa. “É o momento de voltar ao primeiro amor, retomar o sentido da vida, da caminhada para viver realmente na graça de Deus”.

Entenda as etapas:

Vocacionados – São as pessoas que estão chegando à Comunidade. Já fizeram todo um roteiro vocacional, fizeram alguma experiência em algum dos recantos e agora querem adentrar para fazer uma experiência mais profunda da Comunidade.

Eles serão designados a um dos oito recantos, onde assumirão algumas responsabilidades e somarão dentro da vida fraterna.

Aspirantes – A etapa do aspirantado é o primeiro ano formativo, especificamente. Eles ficarão sob a responsabilidade de um formador. A etapa se dará no recanto de São João Batista. Alguns aspirantes farão também um aspirantado itinerante, ou seja, ficarão em algum dos outros recantos, também acompanhados por um formador.

Para o aspirantado, será um ano em que tocarão a experiência do carisma, e farão a primeira experiência da vida fraterna com momentos de formação específica e assumindo algumas responsabilidades dentro da Comunidade.

Discípulos – O primeiro ano do discipulado é o mais expressivo e forte do carisma. É o ano chamado de discipulado canônico. É um tempo de espiritualidade profunda. Essa etapa se dá na casa de formação, em Curitiba (PR).

O discipulado é um ano fechado, ou seja, não saem durante todo esse período, porque é um ano canônico, onde mergulham de fato dentro do carisma da Comunidade. Após um ano, saem para fazer a experiência de vida missionária por mais um ano e, no seguinte, tem a primeira consagração.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas