POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
Vida Plena: um conceito a partir da Comunidade Joanina
Crédito da foto - Divulgação

Com o tema “Vida Plena: um conceito a partir da Comunidade Joanina”, o candidato ao sacerdócio na Comunidade Bethânia, Cristian dos Santos Jardim, 31 anos, defendeu seu trabalho de conclusão de curso (TCC). A apresentação do trabalho ocorreu na segunda-feira, 29, na faculdade Studium Theologicum Claretiano, em Curitiba (PR), e contou com a presença do presidente da Comunidade Bethânia, padre Vicente de Paula Neto. 
Jardim explica que a escolha pelo tema se deu pelo fato de que em Bethânia vive-se e fala-se muito de vida em abundância. “Só que nós, como igreja, instituição católica, temos que ter um fundamento bíblico eclesiológico para que isso se fundamente ainda mais e crie raízes em nosso coração”, diz.
Para iniciar seu TCC, Jardim escolheu o versículo bíblico Jo 10, 10 “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Com isso, foi atrás de autores que descrevessem sobre os fatores teológicos, eclesiológicos e sobre a realidade que compõem o versículo, onde fez buscas em documentos da igreja, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da própria Comunidade Bethânia. Tudo para responder como é possível ter vida plena. 
“Vida plena não é somente cuidar do corpo ou ter uma vida espiritual, mas um todo que tem que ir, aos poucos, descobrindo. E o conceito de vida plena é de, como ser humano, ir se humanizando. Alguns setores da sociedade induzem a uma desumanização, e isso passa pela dependência química. O quanto as drogas têm e vêm a destruir o ser humano tanto no psicológico, físico e espiritual. A vida plena que está enraizada em Jesus Cristo, passa então pelo processo de humanizar essa pessoa. E, em Bethânia, esse é nosso papel: humanizar o filho e filha que chega estragado, sujo e desacreditado em si mesmo”, explica.

Desafios durante a execução
O acadêmico revela que enfrentou algumas dificuldades durante a execução de seu trabalho. Entre elas, foi em responder o que é, de fato, vida plena. “Um grande desafio também foi de entender como é possível ter vida plena em uma sociedade consumista e egoísta”, diz.

Próximos passos
A nota da apresentação do TCC será divulgada apenas na primeira semana de novembro. Porém, as avaliações durante a defesa foram as melhores possíveis. Com a conclusão em Teologia, Jardim explica que inicia seu ano de pastoral, onde fará em algum dos oito recantos da Comunidade Bethânia, se preparando assim para o diaconato. “Em seguida, passo para a preparação da ordenação sacerdotal, que ocorrerá em 2020”.

Um desafio também foi de como viver vida plena em uma sociedade consumista e egoísta.
Concluindo a teologia, agora vou para meu ano de pastoral, onde farei em algum recanto e assim me preparo para o diaconato e, depois me preparo para a ordenação sacerdotal, que acontecerá em 2020.

 
 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas