POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
Via Sacra em Bethânia: um convite para rezar a Paixão de Cristo

Por Marcia Peixe

Após dois anos de pandemia de Covid - 19, a programação da Semana Santa na Comunidade Bethânia, em São João Batista, está novamente aberta ao público. Nos anos de 2020 e 2021, as celebrações próprias deste tempo, ocorreram internamente e foram transmitidas pelas redes sociais. Agora, com a flexibilização das normas sanitárias, desde o domingo, 10, a Comunidade acolhe a todos que desejam participar da programação, desta que é considerada a ‘Semana Maior’ entre os cristãos. 

De acordo com o Pe. Vicente de Paula Neto, a Semana Santa é uma oportunidade única, sobretudo para os filhos e filhas de Bethânia viverem o que a Igreja ensina neste tempo. “Em latim dizemos: Sentire cum Ecclesia, ou seja, ‘Sentir com a Igreja’, que é dinâmica da compaixão, de sentir com outro e pelo outro. É tempo de colocarmos os pés nas pegadas de Jesus e estar em comunhão com toda a Igreja no mundo. Sentir que seu caminho até o Calvário foi por nós, que foi por amor!”, explica. 
O sacerdote enfatiza, que em Bethânia, a Semana Santa sempre teve um sentido muito profundo. “O Servo de Deus Padre Léo se empenhou para que os filhos e filhas pudessem viver essa semana de forma muito intensa.  Por isso, vamos seguindo os passos de Jesus dia a dia”, acrescenta Pe. Vicente. Ele lembra que um dos pontos altos da programação é a participação dos acolhidos na encenação da Via Sacra, que ocorre desde 2002.

Neste ano, os aspirantes Alex Terniski Guimarães, 22 anos, e Maike Lenon, 32 anos, são os responsáveis por coordenar os ensaios. Ao todo o elenco conta com aproximadamente 50 participantes, entre acolhidos, vocacionados, aspirantes e consagrados. “Começamos a nos preparar ainda no mês de março, com ensaios sempre nos períodos da tarde e noite e está sendo uma forma de reviver o que as pessoas daquela época sentiram”, destaca Alex.

Já para Maike que está há dois meses em Bethânia, auxiliar na coordenação das encenações é algo novo e especial. “Está sendo uma experiência muito profunda, de muita de graça, mas também de muito trabalho. Não é somente uma apresentação, é na verdade experienciar a história da nossa salvação, da vida eterna que Senhor preparou para nós”, completa.

 

Sobre a programação

O início das encenações, ocorre na quinta-feira, às 19h30, durante a missa com o lava pés, seguida das cenas da traição de Judas, a suprema angústia e conspiração contra Jesus. Já na sexta-feira, a partir do meio-dia, ocorre a cena da condenação de Jesus por Pôncio Pilatos e o início da Via Sacra até crucificação. No sábado a programação segue às 19h30, com Vigília Pascal, no Quioscão. As encenações encerram no domingo, às 6h, com ressurreição de Jesus, seguida da oração do túmulo vazio e procissão do ressuscitado e às 10h, haverá a missa de Páscoa. 



 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas