POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
Setembro: o mês da Bíblia

Nesta semana, em colaboração ao site da Comunidade Bethânia, o Pe. Valter Maurício Goedert nos convida a refletir sobre a presença da Palavra de Deus em nossa vida, neste mês em que a Igreja celebra o mês da bíblia. 


O mês da Bíblia

      Setembro, no Brasil, comemora-se o mês da Bíblia em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30. São Jerônimo, viveu entre 340 e 420, foi encarregado pelo Papa Dâmaso de revisar a tradução latina da Sagrada Escritura. 

        Ao celebrar o Mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la cada vez mais, fazendo dela uma luz para o nosso caminho (Sl 118, 105).  São Jerônimo dizia que desconhecer as Escrituras é ignorar Cristo. Se quisermos ser discípulos missionários de Jesus a Sagrada Escritura deve ser diariamente lida, meditada e colocada em prática. A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação à nossa salvação. Jesus é o centro e o coração da Sagrada Escritura. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o povo de Deus.

Afirma São Paulo a Timóteo: “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2Tm 3,16). As Palavras Sagradas são inspiradas por Deus e alimentam nossa vida cristã. A Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve apontar o caminho que devemos seguir e o impulso para a ação transformadora de nossa vida e da sociedade humana. Mais do que história, a Bíblia é portadora de uma mensagem. Ela é capaz de denunciar e anunciar.  É Deus que caminha conosco, que está ao nosso lado e nos dá força e coragem! Foi Deus que enviou ao mundo seu Filho Jesus Cristo. Ele veio nos trazer a Boa Notícia do Reino; veio nos trazer a Salvação, o perdão dos pecados. É através da fé em Jesus Cristo que nos tornamos filhos de Deus.

Afirma o autor da Carta aos Hebreus “A Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e atinge até à divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4,12). A meditação da Palavra de Deus nos faz ter os mesmos sentimentos de Cristo (Fl 2,5).


Pe. Valter Maurício Goedert.

Artigo escrito por Pe. Valter Maurício Goedert, diretor da Escola Diaconal São Francisco de Assis da Arquidiocese de Florianópolis, professor do ITESC e Co-Capelão da Igreja Divino Espírito Santo, de Florianópolis, em Santa Catarina.




 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas