POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
Semana é marcada pela realização do Retiro Admissional em Bethânia

Desde a segunda-feira, 28, a Comunidade Bethânia Recanto São João Batista (SC) sedia o Retiro Admissional que reúne um grupo de jovens e adultos que ingressarão no 1º ano discipulado (terceira etapa do processo formativo da Comunidade Bethânia) e também casais de aspirantes (segunda etapa formativa). A proposta deste momento, é proporcionar aos participantes uma preparação para a ano formativo que iniciará na sequência, a partir de reflexões e dinâmicas que possam fortalecer a caminhada dentro da Comunidade. 

Daniel Amaral, consagrado de vida da Comunidade Bethânia, em missão no recanto de Curitiba (PR), responsável pela formação do discipulado de vida e formador geral da Comunidade Aliança é o pregador do retiro. Além dele, auxiliam nas pregações, a discípula em missão, Vânia Karla Lemes Pontes, o consagrado Cristian Jardim e a também consagrada, Carla Daniely I. Amaral. 

Daniel explica que a programação compreende reflexões e dinâmicas, que baseiam-se no ano do Sagrado Coração de Jesus, tema escolhido para as vivências comunitárias em Bethânia, no decorrer deste ano de 2019. Entre elas, destaque para momentos de espiritualidade com santas missas, celebração da palavra, adoração ao santíssimo, oração do terço, além de momentos de partilha entre os participantes. “Vivemos momentos de alegria, de descontração, além de momentos de silêncio para refletir. Também são realizadas leituras de textos específicos, preparados exatamente para este retiro, que vão dando elementos suficientes para viver de forma intensa esses dias”, explica o formador.
 
Conforme o formador, o Retiro Admissional apresenta aos retirantes um mergulho na história da própria Comunidade Bethânia, no carisma de fundação, no carisma do fundador, na história de vida do Padre Léo. “A cada dia nós nos reunimos em um lugar distinto da Comunidade, onde aconteceu algo especial. Locais que nos contam histórias da Comunidade, da missão e do carisma. Tocamos em riquezas da própria comunidade, por meio de uma experiência profunda”, acrescenta Daniel. 

A programação do Retiro Admissional segue até sábado, 2, com encerramento às 15h, com a celebração de uma santa missa, que simboliza apresentação e o acolhimentos dos participantes diante de toda Comunidade Bethânia, para na sequência, seguirem para o ano formativo do discipulado e do aspirantado. 



O que é o discipulado?

Dentro do processo vocacional da Comunidade Bethânia, o discipulado é considerado a terceira etapa formativa, quando a pessoa que recebe o chamado, já passou pelo vocacional (um ano conhecendo e vivendo a Comunidade) e o aspirantado (primeiro ano formativo que se conhece mais sobre Bethânia).  

Este ano destina-se ao aprofundamento sobre a Comunidade, sobre os documentos que a regem, a vida comunitária, a vida consagrada, o que é ser um consagrado, entre outros temas. É um período mais importante do caminho vocacional, ele ocorre em no Recanto de Curitiba (PR), coordenado por uma equipe formativa. 

 
 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas