POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
Santuário Santa Paulina completa nove anos de dedicação e história

Nesta quinta-feira, 22 de janeiro, o Santuário Santa Paulina em Nova Trento (SC) completa nove anos de dedicação, escuta, acolhimento, testemunhos, evangelização e de devoção por Santa Paulina, desde a sua inauguração, em 2006.

Anos antes, depois da beatificação de Santa Paulina em 1991, pessoas de todo o Brasil começaram a visitar a pequena Capela Nossa Senhora de Lourdes, em busca da intercessão de Madre Paulina. Irmã Gertrudes Cadorin, dedicou mais de 20 anos de sua vida religiosa ao Santuário e lembra a fé dos primeiros devotos da então beata. “Não foram poucas as noites geladas que levantávamos para oferecer um chá quente aos peregrinos que teimavam em ficar em barracas improvisadas, em busca de uma graça ou para agradecê-la”, destaca a religiosa. Os anos foram passando e Madre Paulina tornou-se cada vez mais conhecida. Logo, a pequena igrejinha não comportava mais os devotos.

Após a canonização, em 19 de maio de 2002, reunidas em Capítulo (assembleia geral da congregação) as Irmãzinhas da Imaculada Conceição decidiram construir o Santuário. “Essas coisas a gente não controla, não planeja. O povo veio e foi nos levando a pensar o Santuário”, dizia Irmã Ilze Mees (in memorian), que administrou no dia a dia, a construção do templo.

No ano seguinte, em outubro de 2003, foi iniciada a construção do Santuário. Campanhas de doação foram realizadas na cidade e em todo o Brasil. Milhares de corações generosos se dispuseram a abraçar a causa e auxiliar na construção do templo. Aos poucos a obra foi ganhando forma e a sua estrutura já chamava atenção pela grandeza e peculiaridade no formato. “Optamos por uma cobertura que lembrasse duas mãos em prece, ou mesmo, uma tenda onde os peregrinos se sentissem acolhidos”, lembrou Ir. Salete Ana Bampi, em entrevista ao programa ‘Voz do Santuário’ do último domingo, 18 de janeiro. Na época Ir. Salete era coordenadora geral da Congregação e acompanhou toda a execução da obra.

Foram 926 dias de trabalho, para que finalmente, as portas do templo que hoje é considerado o segundo destino turístico mais visitado do Brasil, fossem abertas oficialmente para visitação. Após nove anos, o Santuário recebe cada vez mais devotos atraídos pelo carisma, história e missão de Santa Paulina. A construção do Santuário, que atualmente recebe cerca de 70 mil visitantes ao mês, proporcionou um melhor acolhimento para os milhares de turistas e peregrinos que visitam o local.

Além do templo, os visitantes podem desfrutar de um dia em meio à natureza. Cachoeiras, trilhas, ambientes históricos e recantos de oração, compõem toda a estrutura do parque do Santuário Santa Paulina que se mantém até hoje por meio de doações.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas