O gestor da Comunidade Bethânia, Anderson Bento Garcia, o turismólogo Tiago Borges e o secretário de Desenvolvimento Econômico de São João Batista, Marcos Aurélio, participaram de uma reunião com a secretária de Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif. Também estiveram presentes o deputado estadual Maurício Peixer, o secretário de Turismo de Ituporanga, Paulo Roberto Ribeiro, representantes do Santuário Santa Paulina e do Caminho do Louvor.
Na pauta, esteve o fomento ao Turismo de Base Comunitária (TBC). Anderson Bento Garcia destacou que esse é um modelo de turismo protagonizado e gerido pelas próprias comunidades locais.
“Essa atividade visa valorizar os recursos naturais e culturais de forma sustentável, promovendo benefícios sociais e econômicos para os moradores dessas regiões. Diferente do turismo de massa, o Turismo de Base Comunitária busca o protagonismo comunitário na organização e execução dos roteiros, priorizando a vivência intercultural autêntica e a distribuição justa dos benefícios econômicos gerados”, explicou.
Entre os destaques, o turismo religioso se apresenta como uma força capaz de integrar comunidades, cultura e experiência de fé. As ações realizadas pelo Caminho do Louvor, que conecta Ituporanga, com o Complexo do Louvor, a Nova Trento, com o Santuário de Santa Paulina , percorrem paisagens exuberantes do interior catarinense. Nesse trajeto, peregrinos e bicigrinos podem apreciar as belezas naturais de Leoberto Leal, Imbuia, Vidal Ramos e São João Batista, passando pelo Ramal Padre Léo. Nesse ponto, é possível conhecer de perto o legado vivo deixado pelo Servo de Deus Padre Léo e visitar o Memorial que leva o seu nome.
As administrações municipais, instituições eclesiásticas, entidades de fomento ao comércio local e comunidades estão unidas em torno da iniciativa, conscientes de que esse processo pode contribuir significativamente para o desenvolvimento regional, especialmente das localidades mais afastadas dos grandes polos turísticos.
“Nesse sentido, o apoio do deputado estadual Maurício Peixer e a presença dedicada dos secretários de Desenvolvimento e de Turismo têm sido um diferencial, especialmente do secretário de Turismo de Ituporanga e do secretário de Desenvolvimento Econômico de São João Batista, Marcos Aurélio”, ressaltou Anderson.
A expectativa é de que as tratativas avancem com êxito nas próximas semanas, contando, inclusive, com o aval do governador de Santa Catarina.