POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
Porta Estreita: O caminho que nos leva à Salvação

Nesta semana, em colaboração ao site da Comunidade Bethânia, o Pe. Valter Maurício Goedert nos convida a refletir sobre a trajetória do Cristão rumo à Salvação. 


PORTA ESTREITA

“Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam? Jesus respondeu: Fazei todo o esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo: Que muitos desejarão entrar e não conseguirão”. Lc 13,23-24) Jesus não responde diretamente a pergunta, isto é, não satisfaz a curiosidade acerca do número dos que se salvam. Coloca, mais uma vez, um critério para entrar no Reino de Deus, o de entrar pela porta estreita. 

Jesus refere-se à porta estreita do seguimento e do discipulado de sua pessoa, o caminho estreito da cruz, da renúncia ao comodismo consumista do mundo e das facilidades humanas, o caminho espaçoso procurado por todos aqueles que vivem sem compromisso com a lógica da cruz, da justiça e do amor. “Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são aqueles que o encontram” (Mt 7,14). 

A porta estreita é, sem dúvida, o instante em que nós nos encontramos, o momento presente, o único tempo que é realmente nosso. O passado já não nos pertence; o futuro ainda não está ao nosso alcance. Somente temos o momento presente, a porta estreita que nos permite tomar apenas uma decisão por vez: a grande decisão de nossa vida. O hoje o aqui e o agora definem o amanhã, o outro lugar e o depois. É preciso beber do cálice da vida em pequenos goles para não nos embriagarmos na luxúria do consumo desvairado. 

A porta estreita é o tempo da salvação. A Cruz de Cristo foi tão estreita que mal pode suster o Corpo do Senhor. No entanto, passando por ela nosso Salvador abriu-nos as portas da eterna mansão. Jesus buscou em toda a sua vida a estreiteza do amor que abraçou a todos, particularmente aqueles que a sociedade de então havia marginalizado. Quando colocamos alguém à margem da nossa vida é porque já não merece a nossa atenção, sob nosso controle. A porta estreita somente pode ser aberta com a chave do amor e só dá passagem a quem se entrega a serviço do amor. Era estreita a entrada da sepultura de Jesus; bastou uma pedra para fechar-lhe a passagem. 


Pe. Valter Maurício Goedert.

Artigo escrito por Pe. Valter Maurício Goedert, diretor da Escola Diaconal São Francisco de Assis da Arquidiocese de Florianópolis, professor do ITESC e Co-Capelão da Igreja Divino Espírito Santo, de Florianópolis, em Santa Catarina.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas