Quatro peregrinas paranaenses concluíram, no fim de semana dos dias 28 e 29 de setembro, o percurso do Ramal Padre Léo, recentemente inaugurado em 2025. Lucélia Canteri, Rosa Maria Rocha Pereira e Sandra Mara Boiko Miranda, da cidade de Tijucas do Sul, e Maria Inez Damaceno, de Curitiba, percorreram os 28 quilômetros que ligam o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento (SC), ao Memorial Padre Léo, localizado na Comunidade Bethânia, em São João Batista.
O grupo iniciou a caminhada no Santuário, seguiu até Bethânia, onde pernoitou na cidade de São João Batista, e no dia seguinte retornou ao ponto de partida. A peregrinação foi marcada por momentos de oração, fé e contemplação da natureza.
O Ramal Padre Léo integra oficialmente o Caminho do Louvor. A rota foi criada em homenagem ao Servo de Deus Padre Léo, fundador da Comunidade Bethânia, e tem atraído peregrinos de diferentes regiões do país. Além de oferecer uma experiência espiritual, o trajeto valoriza o turismo religioso e fortalece o vínculo entre dois importantes polos de fé de Santa Catarina: o Santuário de Santa Paulina e a Comunidade Bethânia.
O percurso de 28 km foi estruturado para garantir segurança e sinalização adequada aos peregrinos, seguindo os padrões nacionais da Rede Trilhas. Ao longo do trajeto, os participantes têm a oportunidade de viver momentos de introspecção, oração e encontro com a própria fé, em meio a belas paisagens.
A experiência das peregrinas do Paraná é um exemplo do crescente interesse pelo Ramal Padre Léo, que já começa a se consolidar como um importante roteiro de peregrinação no Brasil.