POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
Padre Elinton Costa vive experiência única de fé e superação na 4ª Biciperegrinação no Caminho da Fé

“Não é sobre zerar o trajeto, é fazer o caminho, sentir o Espírito Santo, a liberdade que Deus nos dá. Deus nos faz originais e nossa santidade deve ser original”. A frase do Padre Elinton Costa, da Comunidade Bethânia, resume o espírito da 4ª edição da Biciperegrinação no Caminho da Fé. O evento reuniu 46 ciclistas e três integrantes da equipe de apoio, entre eles um fotógrafo, totalizando 49 participantes, e pela primeira vez contou com a presença integral de um sacerdote.

A iniciativa de levar um padre para viver a experiência completa da biciperegrinação partiu de Suzety Souza, Cleiton de Souza, Franciele e Fabio Carminatti e Rafael Pereira. A conexão com o Padre Elinton surgiu após Suzety participar de um Acampamento Sênior em setembro de 2024.

Tocada pelo testemunho do sacerdote, compartilhou a ideia com Franciele, que se dedicou a encontrar meios de contato com ele. Meses de oração e esperança culminaram em uma resposta positiva no fim de abril de 2025. Fran, inclusive, rezou o Rosário da Madrugada do Frei Gilson em intenção pela participação do padre.

Com o apoio de empresas parceiras, a equipe organizadora providenciou todos os itens necessários para a participação segura do sacerdote: vestimentas apropriadas, capacete e uma bicicleta elétrica (e-bike). Em 18 de julho, o grupo partiu de Guabiruba (SC) rumo a Águas da Prata (SP), onde a peregrinação teve início no dia 20 de julho. Foram cinco dias de trajeto até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

A presença do padre transformou o percurso em um verdadeiro momento espiritual sobre duas rodas. Em cada cidade, ele celebrava missas nas pousadas, reunindo não apenas os ciclistas, mas também outros peregrinos. Apesar da possibilidade de utilizar o carro de apoio, Padre Elinton pedalou todos os dias, enfrentando subidas e descidas com fé, leveza e alegria, o que lhe rendeu o apelido carinhoso de “padre da bicicletinha”. Isso, pois o sacerdote não é ciclista e confessa que as últimas pedaladas que havia feito tinha sido na adolescência.

Mais do que superar os desafios físicos, o grupo testemunhou transformações espirituais profundas. “Chegamos transformados. Quando Deus age, Ele faz tudo com perfeição”, relatam os participantes. O próprio padre destacou que o foco não era completar o trajeto, mas fazer o caminho com espiritualidade, sentindo a liberdade dada por Deus.

O Caminho da Fé é uma rota de peregrinação criada em 2003, inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Idealizado por Alcir Fernando Cavallini, parte de Águas da Prata (SP) e segue até o Santuário Nacional. Atravessa paisagens exuberantes, comunidades do interior paulista e mineiro. Todos os caminhos são de estradas de terra. Muito mais do que um desafio físico, é uma experiência de encontro com Deus e de fortalecimento da fé, marcada nesta edição pela presença singular do padre que vive o carisma da acolhida e da espiritualidade, assim como ensina o Servo de Deus Padre Léo de Bethânia.

A participação do Padre Elinton Costa entrou para a história da biciperegrinação. Sua presença simples, alegre e de oração tocou a todos e reforçou que cada passo ou pedalada dados com fé têm o poder de transformar vidas.


Confira as etapas percorridas:
1º dia (20/07): Águas da Prata → Inconfidentes | 89 km | Elevação: 2.200 m
2º dia (21/07): Inconfidentes → Estiva | 54 km | Elevação: 2.100 m
3º dia (22/07): Estiva → Luminosa | 67 km | Elevação: 1.900 m
4º dia (23/07): Luminosa → Campos do Jordão | 35 km | Elevação: 1.300 m
5º dia (24/07): Campos do Jordão → Aparecida | 62 km | Elevação: 700 m

 
 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas