POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
Mês das vocações: É preciso ter coragem para seguir Jesus

Nesta semana, em colaboração ao site da Comunidade Bethânia, o Pe. Valter Maurício Goedert nos convida a refletir sobre a coragem, a de ser missionário e seguidor de Jesus Cristo, mesmo diante da tempestade.


CORAGEM! SOU EU!

O Evangelho de Mateus nos conta Jesus caminhando sobre as águas (Mt 14,22-33). Ele tinha acabado de realizar a multiplicação dos pães, e tinha pedido aos seus discípulos para subirem na barca e atravessarem até a outra margem do lago, enquanto ele despedia as multidões e ficasse rezando na montanha. 

 À noite, ventos fortes sopraram sobre o mar da Galileia, de modo que a barca com os discípulos quase afundasse. Pela madrugada, Jesus vem ao encontro dos discípulos, andando sobre as águas. Pensando que fosse um fantasma, os discípulos ficaram com medo e gritaram. Jesus, porém, lhes disse: Não tenhais medo. Sou eu! Pedro quer certificar-se de que é mesmo Jesus, e pede para ir ao seu encontro. Ao duvidar, começa a afundar e Jesus lhe dá a mão. Quando Jesus entrou na barca, o vento cessou.

Dentre as tantas figuras do Novo Testamento a barca simboliza a Igreja que navega no mar deste mundo revolto e cheio de provações. A Igreja, em sua história, e ainda hoje, passa por muitas provações, que vêm do mundo e do interior da própria Igreja. Quantas situações difíceis desafiam a Igreja cada dia. São escândalos que minam a fé do povo. Cristãos que abandonam a Igreja. 

A barca da nossa vida é igualmente açoitada por vendavais deste mundo ateu e materialista. Precisamos que Jesus venha ao nosso encontro, suba na barca da nossa vida, e acalme os ventos. Ele tudo pode. Precisamos acreditar.

Artigo escrito por Pe. Valter Maurício Goedert, diretor da Escola Diaconal São Francisco de Assis da Arquidiocese de Florianópolis, professor do ITESC e Co-Capelão da Igreja Divino Espírito Santo, de Florianópolis, em Santa Catarina.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas