Nem mesmo a previsão de chuva foi capaz de afastar os participantes da inauguração do Ramal Padre Léo, realizada na manhã de sábado, 24 de maio. O trajeto, que passa a integrar oficialmente o Caminho do Louvor, contou com a participação de quase 200 pessoas, entre peregrinos e ciclistas, vindos de diversas cidades e estados como Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
A saída foi às 5h30 da Igreja Matriz São Virgílio, em Nova Trento. Para os caminhantes, o percurso foi de 18 quilômetros, enquanto os ciclistas enfrentaram um trajeto mais longo, de 32 quilômetros. Durante o percurso, momentos de fé, silêncio e reflexão marcaram a experiência espiritual.
“É uma alegria poder vivenciar todo esse tempo, uma experiência muito bonita. Façam esse caminho, de Santa Paulina à Comunidade Bethânia ou de Bethânia a Santa Paulina, e transbordem dessa experiência também”, destacou o padre Elinton Costa.
O dia, apesar da leve garoa no início da caminhada, foi tranquilo e sem chuva intensa. “Vivemos um grande dia de festa com a inauguração do Ramal Padre Léo. Com a graça de Deus, tivemos um dia maravilhoso. Pegamos uma pequena garoa ao sair da Paróquia São Virgílio, mas seguimos em paz e sem sol forte”, comentou Anderson Bento Garcia, gestor da Comunidade Bethânia.
Ao final do trajeto, os peregrinos foram recebidos no Memorial Padre Léo, na Comunidade Bethânia, em São João Batista, onde receberam um certificado de participação e puderam desfrutar de um delicioso almoço. Um gesto simbólico e carregado de significado também marcou a chegada: o plantio de duas mudas de oliveira, com a presença da irmã do Servo de Deus Padre Léo, Zaneti Pereira.
A colaboradora da Setur (Secretaria de Turismo de Santa Catarina), Karina Baldança, participou da peregrinação e se emocionou com a experiência. “Foi um momento muito rico e profundo, ao lado de pessoas de todas as idades, de diversas cidades e inclusive de outros estados. Um verdadeiro privilégio prestigiar esse ato”, afirmou.
O presidente da Associação Caminho do Louvor, Eduardo Bittelbrunn, celebrou a nova etapa do projeto. “Estamos muito felizes e honrados em ter São João Batista e o Ramal Padre Léo integrando o Caminho do Louvor. Agora fica o convite para todos os peregrinos e bicigrinos a fazerem esse trajeto. ”
Com sucesso de público e grande envolvimento da comunidade, a inauguração do Ramal Padre Léo já deixa sua marca como uma jornada de fé, união e celebração da espiritualidade.