POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
 Igreja celebra festa de São Lourenço, padroeiro dos diáconos

Na segunda-feira, 10 de agosto, a Igreja Católica celebra a festa de São Lourenço, padroeiro dos diáconos. Em alusão a esta data, o Pe. Valter Maurício Goedert (diretor da Escola Diaconal São Francisco de Assis da Arquidiocese de Florianópolis, professor do ITESC e Co-Capelão da Igreja Divino Espírito Santo, de Florianópolis, em Santa Catarina) escreveu um artigo dedicado ao tema:




Dia 10 de agosto 2020
Caríssimos diáconos. Caríssimas esposas. Caros filhos.

    Ao celebrarmos a festa de São Lourenço, Padroeiro dos diáconos, desejo saudá-los efusivamente. Espero que todos com saúde em meio a esta pandemia. Que São Lourenço, Padroeiro dos diáconos, derrame sobre todos as mais abundantes graças para que possam exercer com sabedoria e disponibilidade o ministério que lhes foi confiado.

     Jesus, o Filho de Deus, tornou-se servo de todos. “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção por muitos” (Mc 10,45). A diaconia que Cristo prestou à humanidade, não foi um serviço qualquer: Veio para dar a vida pela redenção de muitos. “Dar a vida” é mais que dar um tempo da vida. É mais que realizar algumas obras em favor do Povo de Deus. É mais que celebrar ritos, por mais sagrados que sejam. É mais que privar-se de momentos de intimidade conjugal e familiar para dedicar-se à obra da evangelização da Igreja de Cristo. É dar a vida. Constitui uma entrega total ao Senhor, uma consagração que tem a medida do Amor. E é preciso amar sem medidas. 

        Assim viveu São Lourenço, vosso Padroeiro e modelo, fiel seguidor do Senhor Jesus. Assim, somos nós convidados a viver. Quem mais ama é aquele que mais doa a própria vida. O exemplo do Senhor não deixa nenhum espaço para o comodismo, para a busca de vantagens, para a promoção pessoal. O único objetivo que nos deve levar a seguir o Senhor haverá de ser sempre amar mais. 

        Dentro dessa perspectiva, o diaconado será uma bandeira desfraldada, tremulando no alto, à vista de todos, anunciando a excelência do serviço de Cristo para com a humanidade. A diaconia é a bandeira de Jesus. Para ela olharemos com veneração, com entusiasmo. Vale a pena servir como Jesus.

Por ocasião do dia do diácono, desejo, também agradecer a todos pela generosidade do serviço a Deus e ao seu Povo. Obrigado pelos trabalhos apostólicos, pelas entregas de vida, pelo zelo pastoral, pelo amor dispensado cada dia, como oferta agradável ao Senhor (Rm 12,1). O Senhor que vê o oculto e conhece o íntimo dos corações vos recompensará (Mt 6, 4). Certamente, havereis de ouvir o convite do Senhor Jesus: “Vinde, benditos de meu Pai, tomei posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo” (Mt 25,34). De fato, aquele que serve, como Jesus serviu, nunca ficará longe dele.

Afetuoso abraço a todos. Um beijo de gratidão nas incansáveis esposas, heroínas silenciosas de uma entrega sem limites, Bênção efusiva aos caros filhos e filhas. A todos a paz do Senhor. Em Cristo, Pe. Valter Maurício Goedert.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas