POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
Fiéis comemoram 515 anos de evangelização no Brasil

Neste domingo, 26, fiéis de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, recordaram os 515 anos da primeira celebração eucarística realizada no Brasil. Faltavam poucos minutos para o início da Missa quando uma multidão de jovens chegou à Praça do Cruzeiro, na região de Coroa Vermelha, distrito de Santa Cruz Cabrália, levando as imagens de Nossa Senhora da Esperança e de Nossa Senhora Aparecida.

Os símbolos religiosos ocuparam lugar de destaque no palco preparado no mesmo local em que Frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira Missa no Brasil, em 26 de abril de 1500.

Assim como aconteceu na época, os índios participaram da celebração. A maioria representante da tribo Pataxó fez parte da equipe de liturgia e prestou homenagens ao aniversário de evangelização do país, por meio de cânticos e orações típicas da cultura indígena.

O bispo da Diocese de Eunápolis, localizada a 80 quilômetros de Cabrália, Dom José Edson Oliveira, presidiu a Missa junto aos padres da região. Ele afirmou que a data deve ser comemorada por todo o país e que o gesto de mais de quinhentos anos faz referência aos ensinamentos atuais do Papa Francisco.

“Contemplar a cruz é contemplar o grande amor de Deus pela humanidade. Nesse dia consagrado a Jesus Bom Pastor e dedicado às vocações, todos nós cristãos temos a mesma coragem de Frei Henrique, de sermos discípulos e missionários de Jesus Cristo”.

A noite ofereceu abrigo para que a multidão acompanhasse o final da celebração. Um dos responsáveis pelo trabalho de evangelização dos cerca de seis mil índios do local, padre José Ailton dos Santos, disse que a participação dos nativos evidencia o propósito de que o evangelho proporciona a união entre os povos. “O amor não tem fronteira. Falar de amor todos entendem. Essa é a linguagem que faz a diferença”, concluiu.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas