Josias Teixeira Rodrigues, 55 anos, nasceu em São Jerônimo da Serra, no Paraná. Pai de três filhos, Josiane, 35 anos, Jéssica, 34, e Theo Gabriel, de dois. Ele exerce, há um ano, a missão de moderador no Recanto da Comunidade Bethânia em Italva, no interior do Rio de Janeiro.
Embora não tenha conhecido pessoalmente o Servo de Deus Padre Léo, Josias encontrou na Comunidade Bethânia um novo caminho de vida. O primeiro contato aconteceu em 2015, quando foi acolhido como filho. Viveu um intenso processo de restauração e, após essa etapa, iniciou a formação para a consagração de vida, concluída em 2021.
“Tive formação em todas as etapas do caminho para a consagração, mas a melhor formação é a prática na vivência diária dentro da comunidade”, afirma.
Antes de assumir a missão em Italva, Josias foi moderador nos recantos de Lorena (SP) e Irati (PR). A função exige dedicação integral: envolve a organização da rotina comunitária, o acolhimento de novos filhos, acompanhamento de demandas de saúde, atendimento às famílias e a condução de diversas atividades internas.
Ex-vigilante, Josias encontrou em Bethânia o sentido da vida consagrada. O acolhimento oferecido a pessoas marginalizadas e excluídas pela sociedade, muitas vezes também pela própria família; foi determinante para sua decisão.
“O que me motivou foi acolher Jesus que vem na pessoa excluída. A missão de Bethânia é levar Cristo a quem mais precisa”, destaca.
Entre as inspirações que o fortalecem na caminhada, ele cita o amor acolhedor de Padre Léo e a última pregação do Servo de Deus no Hosana Brasil, na Canção Nova, como marcos espirituais. A frase que carrega como ensinamento é clara e desafiadora: “A vida não tem pena de quem não luta.”
Para Josias, dois valores são fundamentais para quem deseja seguir o carisma de Bethânia: acreditar plenamente na providência divina e entregar-se por inteiro ao serviço, com generosidade e amor.