POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
Consagrados vivem retiro de aprofundamento de dons
Crédito da foto - Ana Picolli

Por ocasião do aniversário da Comunidade Bethânia, todos os anos acontece, no Recanto São João Batista (SC), o retiro aos discípulos em missão e consagrados de Vida e Aliança. Neste ano, o retiro que iniciou domingo, 7, e segue até nesta segunda-feira, 8, contou com a presença de mais de 30 pessoas e a proposta de tema foi o “Aprofundamento de Dons”.
O padre Elinton Costa, formador geral, explica que este é um momento de reflexão e de pedir uma renovação dos dons do Espírito Santo para a vida consagrada em Bethânia. 
O formador da Renovação Carismática Católica (RCC), Severo Fernandez Martinez, de Itapema, é quem ministra as palestras durante o retiro. Para ele, Bethânia é um lugar de refúgio, pois nasceu em Deus, mas seu batismo no Espírito Santo aconteceu no dia 12 de outubro de 1995, mesmo dia de fundação da Comunidade. “Estar aqui hoje, fazendo esta formação de dons dos consagrados é uma alegria. Cada carisma que estamos vendo existe uma oficina. Então não estão apenas aprendendo sobre, mas estão experimentando e vivenciando o carisma”.
Ele ressalta que os carismas fazem parte da Comunidade Bethânia e o uso deles favorece muito, principalmente no processo de readaptação e de cura interior e física. “Deus é maravilhoso sempre, mas temos que ser dóceis também aos dons que Ele nos dá. Temos que nos abrir aos carismas para usá-los como ferramentas e usar os dons de serviço, especialmente com os filhos e também consagrados”.

Profecia revelada 
A discípula em missão, Vânia Karla Lemes Pontes, 21 anos, viveu uma experiência profunda durante a formação sobre profecia. “Fizemos um clamor e estávamos exercitando esse dom quando recebi a profecia da palavra de Eclesiástico 24, 24 a 31, que fala sobre a Virgem Maria”.
Para Vânia, a palavra representa muito não só para ela, mas para toda a Comunidade, ainda mais por se aproximar do dia 12 de outubro. “Com certeza é Nossa Senhora se revelando para a Comunidade de que Ela é nossa mãe, tanto dos consagrados como dos filhos”, avalia.
Desde 2015, a jovem participa do retiro de aprofundamento e afirma ser uma base de cimento para a vida consagrada. “Este é o momento que faz a gente retornar à essência do carisma e do chamado. Cada novo retiro o Espírito Santo renova todas as coisas e reafirma o que Pe Léo nos deixou”.

 
 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas