POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
Biblioteca já é realidade na Comunidade Bethânia

O sonho de ter uma biblioteca na Comunidade Bethânia, recanto São João Batista (SC), se tornou realidade. O projeto foi idealizado por dois filhos, Priscila Pereira e Gabriel Joffe desde que entraram na instituição, em novembro de 2017. O espaço foi montado em agosto, em uma sala da recepção com prateleiras e livros cadastrados por ordem alfabética.

Priscila conta que a ideia foi colocada em pauta durante a confraternização do Dia do Filho, no mês de fevereiro. “O Gabriel sempre dizia que para Bethânia ser o paraíso, só precisaria de uma biblioteca, pois temos bastante tempo livre, e ocupar com boas leituras seria o ideal”. Para manter o hábito da leitura, os filhos precisavam sempre pedir livros emprestados aos consagrados.

Ao exercer funções na recepção do recanto, em março, Priscila conseguia, mesmo em meio às tarefas diárias, fazer pausas para leitura. E, ao ver que alguns livros haviam chegado para iniciar o projeto da biblioteca, ela passou a cadastrá-los para que tivessem um controle de todos os títulos e com acesso mais rápido. “Comecei a ir atrás para saber sobre as prateleiras e fiquei em cima dos administradores para que a ideia, finalmente, pudesse sair do papel”, lembra.

Em junho, após passar pelo processo de restauração, Priscila decidiu retornar para casa. Porém, uma semana após sair da Comunidade, ela retornou para cadastrar os livros que faltavam e ajudar nos eventos do recanto. “E também para não me desapegar, pois eu amo Bethânia, e se pudesse, voltaria toda semana para ajudar em algo”.

Alguns dias depois, Priscila estava em casa quando recebeu no celular uma foto mostrando as prateleiras montadas na sala da recepção. “Fiquei muito feliz e então consegui voltar na Comunidade e, com a ajuda do Gabi, separamos os livros e colamos mais algumas etiquetas. O filho Thiago Milan Ferreira também nos ajudou a limpar as prateleiras e a organizar por ordem alfabética”, conta.

 

Controle dos títulos

Os livros serão liberados uma vez por semana para cada filho e o controle será feito por meio de um livro de saída. Caso a pessoa já saiba o título que quer, poderá pesquisar na tabela de cadastro que ficará na sala da coordenação.

 

Benefício da leitura aos filhos

Além dos diversos benefícios proporcionados por meio da leitura ao ser humano, eles são fundamentais no processo de restauração. Na Comunidade Bethânia, os acolhidos têm momentos que favorecem à leitura durante o dia, entre os espaços das diversas atividades. Priscila relata que antes de entrar em Bethânia não tinha o hábito da leitura. “Meus dias eram resumidos em mexer no computador ou celular”.

Dentro da Comunidade, a filha criou o hábito e leu mais de 15 títulos em seis meses. “Acredito que incentivar a leitura é o ideal, até porque uma leitura é muito melhor que esses papos de banquinho da praça, onde só se fala do passado e fofoca da vida dos outros”.

 

Livros de doação

Todos os livros que estão disponíveis na biblioteca do recanto são doações recebidas. Porém, para o projeto ficar ainda maior, é preciso mais doações. Por isso, se você tem livros em casa e não sabe o que fazer com eles, traga até a Comunidade Bethânia e contribua com a leitura dos acolhidos no processo de restauração. Seja um Amigo de Bethânia! 

As doações podem ser entregues na recepção do recanto São João Batista.

 

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas