FECHAR
Popup
 
 
POPUP
AJUDE ESTA OBRA
Alunos e professores são recepcionadas no gabinete do Prefeito
Alunas do CEJU participam da 35ª Feira Catarinense de Matemática
Crédito da foto - Prefeitura Municipal de São João Batista

Nesta quarta-feira, 23, as alunas do CEJU - Centro Educacional Juscélia (Escola de Educação Fundamental e Infantil Timbezinho II), Alice de Lima e Jennifer Caroline de Morais orientadas pelas professora Giliane Kamers representarão São João Batista na 35ª Feira Catarinense de Matemática. As estudantes apresentarão o trabalho “Menos desperdício, mais nutrição” na categoria ‘Ensino Fundamental – Ano Iniciais’ em Campos Novos, região oeste de Santa Catarina. 

O trabalho foi desenvolvido em sala, coordenado pela professora a partir da constatação da quantidade de merenda escolar desperdiçada ao término das refeições no Ceju. Após esta primeira etapa, a turma da 5º ano assistiu ao documentário “llha das Flores”, cidade próxima de Porto Alegre que recebe parte do lixo da capital e onde crianças e mulheres vão ao lixão separar os restos de comida para se alimentarem.
 
Em seguida a este momento de sensibilização, a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Bruna Paschoal foi convidada a ministrar uma palestra para turma sobre o valor nutricional dos alimentos, além de destacar os valores repassados pelo Governo Federal ao município destinados à merenda escolar. Na sequência do projeto, os alunos foram convidados a observar o comportamento dos colegas durante as refeições e entender os motivos que levam ao desperdício e o que poderia ser feito com as sobras.

Neste sentido, uma das sugestões foi elaboração da receita de brigadeiro de casca de banana, uma fruta sempre presente no cardápio da escola. Além disso, ocorreu também uma roda de conversa sobre a origem da banana e as características da fruta que envolvem dados matemáticos como: altura, largura, número de produção de frutas, por exemplo.  O trabalho contou a ainda com a sensibilização entre os alunos do CEJU no período de quatro semanas que alcançou o redução na quantidade de alimentos desperdiçados de 14, 384 kg para 4, 680 kg, no período. 


Alunas são recepcionadas no gabinete do Prefeito

Na segunda-feira, 21, as alunas Alice de Lima e Jennifer Caroline de Morais orientadas pelas professora Giliane Kamers, foram recepcionadas pelo prefeito, Daniel Netto Cândido e pelo secretário municipal de Educação, Edésio Tomasi, na Prefeitura juntamente os estudantes das escolas: Escola de Educação Básica Alice da Silva Gomes (Educação Infantil), Escola de Educação Básica Professora Araci Espíndola Dalcenter (Anos Iniciais) e Escola de Educação Básica São João Batista (Ensino Médio), que também representarão o município no evento. Na oportunidade, os estudantes receberam uma camiseta que identifica a cidade de São João Batista, município que representarão. 

 
 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas