POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
Acolhidos de Bethânia participam de programa de reinserção social

O retorno à vida social dos acolhidos da Comunidade Bethânia é uma das etapas trabalhadas dentro do projeto pedagógico. Isto porque a entidade busca a reinserção de cada filho e filha nos estudos e também no mercado de trabalho.

Nesta semana, os acolhidos iniciaram a participação no Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). A empresa Habitar Consultoria, que presta o serviço para a Assistência Social do município, esteve na Comunidade Bethânia para iniciar o curso de capacitação com os filhos e filhas.

Os acolhidos foram divididos em dois grupos de homens e mulheres para receberem as informações necessárias. “O programa traz a oportunidade para eles [acolhidos] se capacitarem e voltarem ao mundo do trabalho. Não vamos arrumar vaga de emprego ou bolsa de estudo. Vamos trazer informação para quando saírem da Comunidade saberem onde procurar”, explica Joana.

Ela ressalta que durante os encontros, que deverão ser quatro, os filhos serão orientados sobre o ensino fundamental, onde terminar os estudos e também como acessar a faculdade. “Hoje muitos têm a renda limitada ou baixa, então vamos mostrar os programas que existem como o Sisu e ProUni”, diz Joana. 

Além disso, haverá oficinas para elaboração de um bom currículo e orientações de como se portar em uma entrevista de emprego. “No primeiro encontro elaboramos o Plano Individual de Atendimento (PIA), pois queremos atrelar as Assistências Sociais daqui com a da cidade de origem de cada um para terem apoio e encaminhamentos quando retornarem”, diz.

O responsável técnico da Comunidade, Pierre Patrick Pires ressalta que o programa é bastante interessante, pois levanta as demandas de cada filho a partir de suas realidades. “Com isso vamos construir um projeto de reinserção na vida social e profissional de cada filho e filha”.

 

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas