POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
Abertas as inscrições para 1º Simpósio Cultural de São João Batista


Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio Cultural de São João Batista: olhares para a história local. O evento ocorrerá no dia 14 de setembro, no Centro Cultural Batistense Professora Maria Roselene Duarte Clemes e tem o objetivo de apresentar uma jornada sobre a pluralidade cultural e histórica do município.

O período de inscrições segue até o dia 31 de agosto de forma gratuita pelo link: www.even3.com.br/simposioculturalsjb/. Podem se inscrever profissionais da Educação e de áreas ligadas a Cultura, História e Turismo. A inscrição dá direito a certificação e acesso aos trabalhos de pesquisa, já publicados, pelos palestrantes que irão guiar os debates.

A iniciativa é uma promoção do Fórum Permanente do Terceiro Setor e da ADANPIB – Associação de Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil – e conta com a apoio da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina representada pelo Leh – Laboratório de Ensino de História, da Prefeitura de São João Batista através da Secretaria Municipal de Educação e Funjuve, da Comunidade Bethânia e das escolas estaduais E.E.B São João Batista e E.E.B. Profa. Lídia Leal Gomes.

De acordo com o professor de história Malcon Gustavo Tonini, que integra a equipe organizadora, o Simpósio contribuirá especialmente com a produção de conhecimentos e dinâmicas a serem discutidas em salas de aula e ambientes culturais. Segundo o professor, as motivações para o evento estão relacionadas às situações cotidianas, onde é perceptível a necessidade do reconhecimento da pluralidade, nas diversas identidades que formam São João Batista, e de fenômenos ligados a comportamentos no decorrer do tempo, sobretudo no tempo presente. 

O coordenador do Fórum Permanente do Terceiro Setor, o advogado Nelson Zunino Neto, destaca que o tema do Simpósio é uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer mais sobre a história de São João Batista. “Este evento contribui de forma inédita ao apresentar produções acadêmicas, que são fontes importante de conhecimento tendo em vista a escassez de documentos sobre o município”, enfatiza Zunino.  

A programação do evento contará com apresentações de trabalhos acadêmicos já publicados, produzidos por pesquisadores egressos da UDESC, relacionados a história local, são eles: Prof. Me. Anderson Cleber Loz, Prof. Me. Jaison Simas, Prof. Me. Malcon Gustavo Tonini e a jornalista Ma. Marcia Peixe Vargas, além de apresentações culturais do Grupo de dança Colônia Nova Itália, Banda Musical e Coral da FUNJUVE, Cia Teatral Em Cena e Coral Guarani Tekoa V´ya. O evento será mediado pelo jornalista, Juliano César. 
Já no dia do evento, os participantes são  convidados a trazerem de forma voluntária, como doação, um quilo de alimento não perecível. O evento contará com certificação de participação de 8 horas, emitido pelo Leh – Laboratório de Ensino de História.


Serviço: 

O que?
1º Simpósio Cultural: Olhares para a história local

Onde?
O Centro Cultural Batistense Professora Maria Roselene Duarte Clemes

Quando?
14 de setembro de 2022

Inscrições?  
Gratuitas via Even3: www.even3.com.br/simposioculturalsjb

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas