POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
60 anos: Padre Léo Oliveira Perene

Neste dia 09 de outubro, a Comunidade Bethânia celebra o aniversário de 60 anos do seu fundador, o Servo de Deus Padre Léo. Em alusão à data, o moderador geral  Padre Vicente de Paula Neto escreveu uma carta. Confira abaixo:


“Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verdejante, na Casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para todo o sempre.” (Sl 58,8)

Acredita-se que a oliveira seja originária da Ásia Menor. A oliveira, Olea europaea L. é considerada uma árvore sagrada. Em hebraico é chamada dezayit. Ela é citada em várias passagens da Bíblia. Chama atenção na Oliveira sua longevidade. Há registros de exemplares de mais de 2000 anos. Elas crescem praticamente sob quaisquer condições: nas montanhas ou nos vales, nas pedras ou na terra fértil, sob o intenso calor ou com pouca água. São bastante resistentes!

Seu desenvolvimento é lento, porém contínuo. Quando é bem cuidada, pode atingir até 7 metros de altura. Até as oliveiras doentes continuam a lançar novos ramos. De uma Oliveira se aproveita tudo. E hoje dia 09 de outubro de 2021, data do aniversário de 60 anos do Pe. Léo, reconhecemos que este sacerdote fundador da Comunidade Bethânia é como uma Oliveira perene. 

As raízes da Oliveira são poderosas e profundas, geralmente alcançam até 6 metros à procura de água para viver. O mesmo fez o Pe. Léo, lançou raízes profundas na Palavra de Deus buscando fortalecer-se e nos ensinar a perseverar até o fim na lutas da vida. O tronco da Oliveira tem crescimento lento, mas extremamente resistente e durável. O Léo foi crescendo na fé, continuamente até tornar-se para nós um sinal evidente das “Coisas do Alto”.

As folhas protegem a planta e sempre se renovam impedindo a desidratação no calor do deserto. Nosso fundador deixou o exemplo de renovação, de cura interior, de restauração constante à luz da Palavra e da Eucaristia. As flores da Oliveira são responsáveis pela produção do fruto e se deixam polinizar pelo vento. Assim, nosso Pe. Léo floresceu como ser humano impar talhado na graça de Deus permitindo que o vento do Espírito polinizasse graças e bênçãos. Foram homens e mulheres restaurados, famílias restauradas. Sem contar, nossos filhos e filhas, como também consagrados e consagradas em Bethânia.

Os frutos da Oliveira indiscutivelmente fazem a diferença. O azeite, a luz,  o calor,  o alimento saudável, enfim. Somos chamados a produzir frutos, o evangelho é claro, pelos frutos conheceremos. Os frutos deixados pelo Pe. Léo falam por si só. O azeite lembra a unção. O Espírito Santo, unção de Deus para nós, revestiu o Pe. Léo e hoje reveste Bethânia para que continuemos a missão por ele iniciada.

O Salmista citado acima, ao dizer que é como a Oliveira, nos lembra que ele é como Deus quer que seja. O Pe. Léo deixou-se moldar por Deus para ser o que Deus queria dele. Que o mesmo aconteça conosco. O sobrenome do Pe. Léo é Pereira, mas sua essência, não há dúvida é Oliveira. Que ao contemplarmos a Oliveira, hoje Servo de Deus Padre Leo, fecundada em Bethânia nos lembremos que Deus quer fazer conosco o que fez com o Pe. Léo. Que sejamos Oliveiras nas mãos de Deus.
Por isso, convoco a todos a uma grande adoração eucarística onde elevaremos um verdadeiro louvor ao Senhor em adoração pela vida do Servo de Deus Padre Léo. Pediremos também para que seu legado, a Comunidade Bethânia, continue a a frutificar unção, restauração e vida plena no chão de nossa vida.

A proposta de texto bíblico para esta adoração neste dia 09/10/2021 é Jo 15, 1-9 seguido da Oração de beatificação do Padre Léo e de um grande clamor pela nossa Família Bethânia (Filhos, vocacionados, aspirantes, discípulos, discípulos em missão, consagrados de vida e aliança, amigos e benfeitores) E também um grande clamor pedindo por novas e fecundas vocações para nossa família Bethânia. 

Fique na paz de Deus!

Pe. Vicente, bth

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas