POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
32º Fórum de Comunidades Terapêuticas reúne entidades em São João Batista (SC)
Crédito da foto - Andrei Barreto Martins, bth

A Comunidade Bethânia Recanto São João Batista (SC) sediou entre dias 26 e 27 de julho, o 32º Fórum de Comunidades Terapêuticas promovido pela ACOMTESC – Associação das Comunidades Terapêuticas de Santa Catarina com o tema: “Comunidades Terapêuticas, em busca da eficácia no Acolhimento”. Na ocasião, Bethânia recebeu pela primeira vez, o encontro que contou também com o 2° Fórum dos Monitores de Comunidades Terapêuticas.

 A programação oficial teve início na sexta-feira, no auditório do recanto, a partir das 13h30, com o 2° Fórum dos Monitores de Comunidades Terapêuticas, mediado pelo palestrante Edson Eckel, vice-presidente da Febract – Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, psicólogo, gestor e responsável técnico, da Atena - Associação Terapêutica Novo Amanhecer, da cidade de Mafra (SC). Já no sábado, 27, o Fórum seguiu pela manhã, com reflexões sobre a eficácia do acolhimento por parte das Comunidades Terapêuticas conduzidas pela delegada da FEBRACT/SC – Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas e presidente da ACOMTESC, Roseli Nabozny. 

Na ocasião, Roseli apresentou uma retrospectiva sobre a trajetória das legislações voltadas às Comunidade Terapêuticas e as Políticas Públicas sobre Drogas. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de analisarem suas realidades e compartilharem experiências em grupo. Em seguida apresentaram em plenária encaminhamentos de ações, propostas e sugestões a serem realizadas, divididos por grupo: monitores, técnicos e gestores. Confira:


Monitores:
 1) Intercâmbio de monitores (troca de experiências e vivências, com visita às comunidades)
2) Normatização da função, carga horária e descrição do cargo. 



Técnicos: 
1) Capacitação continuada (com embasamento metodológico). 
2) Divulgação do trabalho das Comunidades Terapêuticas no campo acadêmico: fóruns, workshops, artigo científicos etc. Dar visibilidade para romper com conceitos falsos. 
3) Participar das reuniões RAPs para melhorar o acompanhamentos dos egressos e fortalecimento da rede. 
4) Próximo Fórum convidar conselhos de Psicologia e Assistência Social


Gestores: 
1) Encontro de Responsáveis Técnicos presencial ou online
2) Roteiro de Vistoria (Pia, ocorrências diárias, anamnese, em uma pasta única)
3) Pós acolhimento e abordagem familiar
4) Cuidar dos cuidadores



Sobre o objetivo do Fórum

O Fórum de Comunidades Terapêuticas é um evento itinerante que ocorre há 10 anos, com encontros três vezes por ano, nas sedes das entidades participantes. Ele tem objetivo de reunir os representantes de entidades filiadas à ACOMTESC – Associação das Comunidades Terapêuticas de Santa Catarina para refletir sobre temáticas e políticas públicas relacionadas ao acolhimento, autoridades e profissionais interessados no assunto. O Fórum contribuiu para a elaboração da resolução nº 001/2015 do CONAD – Conselho Nacional sobre Drogas – também participou da criação do PAS – Plano de Acolhimento Singular que integra a Política Pública sobre drogas no âmbito nacional.  O próximo Fórum ocorre no dia 30 de novembro de 2019. 

 
 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas