POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA

Passo a passo de um processo de canonização

Padre Léo | 17 de Maio 2021

Você conhece as etapas que regem um processo de canonização? É um processo detalhado, mas que quando concluído é uma grande festa para a Igreja. Confira aqui!

Passo a passo de um processo de canonização

A canonização é um caminho de muita importância para nós, católicos, pois através deste minucioso processo revela-se aquilo que já era provado em vida, que há mais um santo para nossa Igreja, mas uma pessoa simples, assim como nós, que escolheu viver as ofertas diárias para gozar das alegrias de Deus.

Este processo, quando concluído, é motivo de grande festa e alegria para todos, mas para que ele aconteça e seja concluído, é necessário um grande caminho a ser percorrido, de muita atenção, sabedoria, escuta de Deus e oração. 

Vamos destrinchar neste blogpost junto as etapas que são necessárias para este processo de canonização, que também nosso fundador, Padre Léo, tem percorrido, e como cada etapa é realizada. Confira!

#1 etapa


Quando a causa é iniciada, o candidato recebe o título de Servo de Deus, que é o caso de Padre Léo. O primeiro processo é o reconhecimento das virtudes ou martírio. Este é o passo mais demorado, porque o postulador deve investigar minuciosamente a vida do Servo de Deus. 
Tratando-se de um mártir, devem ser estudadas as circunstâncias que envolveram sua morte para comprovar se houve realmente o martírio. Ao terminar este processo, a pessoa é considerada Venerável.


#2 etapa

Para cada causa, o bispo escolhe um postulador, que é uma espécie de advogado, que tem a tarefa de investigar detalhadamente a vida do candidato para conhecer sua fama de santidade. Para, então, averiguar a real verdade de cada fato que precede sua fama.

#3 etapa 

Após este processo de investigação e autenticidade dos fatos, o bispo dá início ao processo da causa de beatificação.

#4 etapa

Agora chegou a vez de enviar este processo para a conferência episcopal, que precisará apoiar o início da causa.

#5 etapa

Antes que o candidato a beato receba qualquer título, este processo passará para o Vaticano, para que ali, após a aprovação, se dê o início ao processo.

#6 etapa

Após a averiguação de fontes de sua fama, aprovação de três etapas e o início do processo pelo Vaticano, o candidato a beato ganha o título de Servo de Deus.

#7 etapa

Após seu título de Servo de Deus, uma comissão de especialistas inicia uma análise da causa, para que o Servo tenha seus dados confirmados e averiguados, de modo que não sejam inventados ou falsos.

#8 etapa

O Vaticano reconhece as  virtudes heróicas do Servo de Deus, como sendo feitas em sua entrega de vida para viver o Evangelho.



#9 etapa

Depois que o Vaticano reconhece as virtudes do Servo de Deus, ele passa a ter o título de Venerável.

#10 etapa

A décima etapa é uma das mais marcantes: a intercessão por um milagre é comprovada. Ou seja, aqui o Venerável tem seu primeiro milagre comprovado.
Este processo exige uma delicadeza imensa para que se comprove exatamente que é um milagre e não uma causa de resultado explicável.

#11 etapa

Este milagre comprovado é enviado para o Papa, para que dê o seu parecer.

#12 etapa

Com o milagre realmente comprovado e enviado ao Papa, ele então beatifica o Venerável, que ganha do Santo Padre o título de Beato.

#13 etapa

Após receber o título de Beato, é preciso que haja um segundo milagre comprovado pela intercessão do candidato, para que o processo vá um passo além e chegue perto da etapa final.

#14 etapa

Com a graça de mais um milagre comprovado pela intercessão do Beato, o Papa então o canoniza. Este é um momento de grande festa, pois a etapa final concretizará tudo que já foi caminhado até aqui.

#15 etapa

O beato ganhará o título de Santo.
Após estas 15 etapas concluídas, vemos como Igreja que não é apenas o beato quem ganha um título, mas nós recebemos um presente de Deus, pois através de sua vida vemos que é possível sermos santos também.

Vemos a realidade deste, que enfrentou em sua vida tantos desafios, mas sempre soube em sua história buscar a Deus em primeiro lugar e deixar que mesmo vivendo sacrifícios diários, ele ofertasse sua vida para o bom Deus.

Que reconhecendo este processo, possamos buscar ainda mais a santidade, mas além disso, interceder fielmente por tantos Servos de Deus, Veneráveis, Beatos que aguardam do céu, junto com sua comunidade e com seus conhecidos, por este processo de canonização, pois sabemos que alguém reconheceu em sua história traços de santidade.

Interceda conosco também pelo processo de canonização de Padre Léo, nosso fundador, homem de Deus, que em sua história deixou para cada um de nós rastros de santidade e amor pela vida de Jesus.

Leia também:


 
 
Deixe seu comentário
Compartilhe
 
 
 
 
 
MAIS DE Padre Léo