POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA

Jeito de ser Bethânia

Igreja | 05 de Setembro 2018

Em Bethânia, vivemos em Comunidade para proclamar a possibilidade do amor verdadeiro e da unidade.

Jeito de ser Bethânia

A capacidade de viver como irmãos é a grande marca dos discípulos de Jesus (cf. Jo 13, 34-45; 17, 21-23). Em Bethânia, vivemos em Comunidade para proclamar a possibilidade do amor verdadeiro e da unidade.

Inspirada na Bethânia bíblica, olhando para os irmãos, Marta, Maria e Lázaro, esta Comunidade nasceu como casa de acolhida dos diversos marginalizados da sociedade que procuram um novo jeito de viver. A Comunidade Bethânia não é um centro de recuperação e nem uma clínica onde se internam pessoas para tratamento. Bethânia é um recanto onde se acolhe quem chega como o próprio Cristo. Bethânia não tem pacientes, mas, sim, filhos e filhas.

PE. LÉO, O FUNDADOR

Dentre tantos trabalhos que exerceu, Pe. Léo, fundador da Comunidade Bethânia, teve a oportunidade de atuar como diretor no Colégio São Luiz de Brusque (SC), onde também prestava atendimento espiritual a famílias e jovens da região. Ao acolher, ouvir e orientar, notou que o problema das drogas era uma urgência a ser combatida, além do aumento de soropositivos, o grande número de adolescentes grávidas solteiras abandonadas e o crescente número de menores nas periferias das cidades. 

A partir dessa experiência pessoal, Pe. Léo sentiu a necessidade de proporcionar a essas pessoas um lugar e um ambiente que revelasse um jeito novo de viver, saudável e pleno. Notou, também, a necessidade de uma ação concreta de promoção social e um sério trabalho visando a transformação da sociedade, além da urgência de um ambiente apropriado para uma retomada de vida a partir da pregação de retiros espirituais e cursos que ajudassem na redescoberta de um novo sentido para a vida.

Em resposta ao apelo do Espírito Santo ao coração do Pe. Léo, muitas pessoas abraçaram esse mesmo ideal. Em São João Batista (SC), Pe. Léo foi presenteado com um terreno, onde a Comunidade Bethânia concretamente iniciou seus trabalhos de acolhimento, tendo como missão acolher Jesus em cada pessoa que chega, com uma espiritualidade centrada no amor e na misericórdia de Deus. Hoje, possui recantos espalhados pelo país, com a missão de obedecer ao pedido do Coração de Jesus, vivendo intimamente associado a Ele, a fim de manifestar a todos um caminho de restauração pelo amor acolhedor de Jesus, que transpassa o jeito Bethânia de ser e viver.

COMO FUNCIONA O ACOLHIMENTO?

Pe. Léo sempre deixou claro que os vocacionados de Bethânia não curam ninguém. Este é um trabalho que deve ser feito por cada um, deve partir da vontade de cada ser humano. As pessoas que vivem na Comunidade com a vocação e a missão de acolher são colaboradoras no processo de restauração, que procuram ajudar filhos e filhas a redescobrir um novo jeito de viver. Na Comunidade, todos têm o compromisso de oferecer sua amizade, orações e uma oportunidade para cada um trilhar seu caminho, segundo o seu próprio esforço e persistência. Não existem curas mágicas para a dependência química, ou qualquer outra dependência. Em Bethânia, cada um deve ser o primeiro responsável em se ajudar.

Uma das condições para o acolhimento é que o filho ou filha queira livremente ser acolhido em Bethânia, pois é necessário assumir os valores e o modo de vida da Comunidade, com caráter religioso e fé católica, em comunhão com toda a Igreja.

Bethânia é uma Comunidade de Vida e Aliança, onde os vocacionados aprofundam a devoção ao Coração de Jesus, fazendo da própria vida uma oferta de oblação, em espírito de amor e reparação, buscando, em primeiro lugar, o Reino de Deus. Tal busca se alimenta e se manifesta na oração pessoal, comunitária, litúrgica e, de modo especialíssimo, na Eucaristia. 

VIVER EM UMA COMUNIDADE DE VIDA

A Comunidade de Vida é formada por jovens, casais, sacerdotes ou religiosos que procuram viver a experiência da consagração em um núcleo comunitário ou em um trabalho específico de doação plena à Comunidade.

Os Consagrados, como são chamados, passam por um processo de discernimento vocacional formativo na Comunidade Bethânia de, aproximadamente, quatro anos. Ao término desse período, tornarem-se sócios residentes ou sócios comprometidos da Associação Educacional e Assistencial Bethânia (cf Estatuto Civil, Art 11).

Os Consagrados são pessoas que, de acordo com seu estado de vida, vivem seus compromissos em entrega total a Deus, dedicando-se inteiramente a Ele. São chamados a viver em residência comunitária, partilhando tudo o que são e o que possuem.

Por meio da oração e do trabalho, são comprometidos a viver segundo o Evangelho, dando testemunho da ternura do Coração de Jesus, dentro da Comunidade e fora dela: em todos os ambientes e situações de sua vida pessoal e comunitária. São chamados a mergulhar por inteiro em uma espiritualidade do amor, no coração, na própria vida e nas obras.

COMUNIDADE DE ALIANÇA

A Comunidade de Aliança é formada por homens ou mulheres, solteiros ou casados, sacerdotes ou religiosos que desejam partilhar a espiritualidade e o carisma de Bethânia, mesmo vivendo fora de seus núcleos comunitários.

Os membros da Aliança continuam a exercer sua profissão na sociedade, no entanto, procuram viver em espírito de unidade com o carisma da Comunidade. Embora vivam cada um em sua própria residência, tem o compromisso de reunir-se periodicamente para oração e partilha de vida, além de participar dos retiros propostos na Comunidade, mantendo assiduidade na oração pessoal, aos sacramentos, procurando viver e partilhar os bens espirituais e materiais entre si. 

Os vocacionados de Bethânia procuram expressar amor e fidelidade dinâmica à Igreja em todos os seus trabalhos e ações, com a grande meta de instaurar o Reino do Coração de Jesus no coração das pessoas e em toda a sociedade, como profetas do amor e servidores da reconciliação entre os homens e do mundo com Deus.

 
 
Deixe seu comentário
Compartilhe