POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA

Vocação: a experiência de se lançar em outros mares

Acolhimento | 19 de Agosto 2021

Discípulo da Comunidade Bethânia, Gabriel Valenga, 23 anos, natural do Paraná, compartilha sua caminhada ao ouvir o chamado de Deus:

Vocação: a experiência de se lançar em outros mares


“Devia ter amado mais Ter chorado mais Ter visto o sol nascer...’’ - Titãs

Se você é brasileiro com certeza já se deparou com esse sucesso monumental do Titãs!? O pano de fundo dessa famosa canção é alguém que não viveu a própria vida, e ao final dela, tudo que pode dizer é: “devia ter amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol nascer...’’ A letra continua nesse mesmo tom, até que chegamos na causa, que está no refrão: “o acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído.” Uma das maiores paixões de minha vida foi a matemática. Isso não é muito comum, mas é verdade. E a matemática possui uma matéria que se dedica ao estudo do acaso chamada probabilidade. 

Esta matéria nos ensina algo fantástico: o acaso é pouco provável que aconteça. Sim, o acaso a gente até calcula, mas diante de um amplo campo de possibilidades, ele dificilmente acontece. Você sabe disso toda vez que tenta ganhar na mega da virada, e mesmo comprando vários jogos não consegue nem dois acertos. Não dá pra deixar a vida nas mãos do acaso, é meio arriscado, pode acontecer que tenhamos que cantar: “devia ter amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol nascer’’.



Falar de vocação é falar de chamado e decisão. É falar de alguém que não quis jogar a culpa no acaso e decidiu se perguntar, o que sou chamado a viver nesse mundo? O que quero escolher e fazer de meu ideal mais profundo em minha vida? Vocação é para os decididos. É preciso coragem para escutar o Senhor, ousadia para responder. Essa para mim foi a maior característica que Jesus viu em Pedro e os demais apóstolos. Nos conta São Mateus no seu capítulo 4: “Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. Chamou-os, e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram.’’

O cenário que temos é uma noite de pesca frustrada. Pensa no desânimo que não se abatia naqueles homens que dependiam daquilo para sobreviver. Entretanto o que eles faziam logo pela manhã?  Pedro e André estavam lançando as redes. Mesmo depois de toda a noite, eles ainda insistiam. Tiago e João estavam consertando as redes. Era sinal que também não desistiram, arrumavam para continuar. Jesus se apaixonou por eles, eles não desistiam, cada um ao seu modo ainda lutava para pescar. Eram homens decididos. É por isso que Jesus não se importou com suas fraquezas. 

Eu fui me decidindo por Bethânia ao longo do tempo. Aqui a cada dia vou aprendendo um pouquinho do Evangelho. Deus se manifestou em minha vida pelo padre Léo, e a primeira vez que vi aquele padre, os olhos dele me fizeram ver Jesus. Jamais esperava ser escolhido para ser consagrado, sacerdote, mas aos poucos Deus foi me escolhendo, e eu fui escolhendo Ele também. Além dos sinais de Deus, a cena que me cortava o coração era quando via pessoas caídas nas beiras das calçadas, em consequência do álcool e da droga, não conseguia passar do outro lado, eu precisava dar uma resposta. Foi assim que fui descobrindo Bethânia em minha vida. 



Nós temos um propósito. Qual é o seu? Só você pode dar essa resposta. E digo mais, muitas pessoas aguardam o seu sim. Pode ser que você seja chamado a ser um pai e mãe de família, seja com a graça de Deus, ame seus filhos, seja testemunho do amor. Como enche meu coração essas famílias que estão tendo a coragem de ter muitos filhos mesmo diante de nossa sociedade materialista. É lindo. Mas talvez, Deus te chame a uma entrega num sacerdócio, vida religiosa, consagrada. É maravilhoso ser todo de Deus. Confesso que eu achava que isso era uma tragédia, mas a cada dia que deito na minha cama, lágrimas escorrem quando penso no mistério que me habita, como sou feliz!

Padre Léo sempre deixou claro para nós, que em Bethânia não deveríamos nos preocupar em fazer propaganda vocacional. Sua sabedoria me encanta, bastava uma vocação feliz e realizada, que isso por si só atrairia outras. Por isso eu não te faço esse apelo, mas se por um acaso, algo te inquietou ao ler esse texto, e de repente você tem um desejo de conhecer esse carisma que acolhe Jesus em cada um, que Deus faça o possível e o impossível para te conduzir.  Que Nossa Senhora, mãe das vocações interceda por nós!

 
 
Deixe seu comentário
Compartilhe
 
 
 
 
 
MAIS DE Acolhimento