Fechar
Popup
Comunidade Bethânia
Notícias da Igreja
 
 
11
Out
Dehonianos na preparação do Sínodo
Dehonianos na preparação do Sínodo

A Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos realizou de 11 a 15 de setembro, o Seminário Internacional sobre a situação juvenil, no auditório da Cúria Geral dos Jesuítas, em Roma. O seminário aconteceu em preparação à 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada em outubro de 2018 e dedicada aos jovens. O tema será: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.


Durante todo o evento estiveram presentes especialistas de vários lugares do mundo e jovens dos cinco continentes, discutindo a cerca dos aspectos pertinentes à realidade da juventude mundial.


Dois padres brasileiros, Dehonianos, Padre Zezinho e Padre Anísio José, foram convidados pelo Vaticano para participar do seminário, promovido pela Secretaria Geral do Sínodo. O pioneirismo do padre Zezinho, não somente nas canções religiosas, mas nos livros, retiros e reflexões para os jovens foi o motivo para tal convite da Santa Sé. O padre Anísio José foi convidado devido o seu envolvimento direto na JMJ Rio2013 e seus estudos de mestrado na área juvenil.


Mesmo com diferenças culturais dos participantes, padre Anísio destacou que algumas das questões abordadas durante a semana são comuns e já foram apontadas pelo Papa Francisco. Um exemplo é a “Igreja em saída” e a necessidade dos jovens serem acompanhados. Mas também há algumas particularidades, explica o sacerdote.


“A América Latina, que é uma Igreja muito mais viva, precisa aprender a refletir mais e melhor sobre as suas práticas. A Igreja na Europa, que é uma Igreja que reflete muito, precisa ter mais iniciativas. Tais encontros favorecem a partilha de experiências e a unidade da Igreja”, disse o padre.


A respeito do pedido do Papa para que o Sínodo seja dos jovens e para os temas sobre jovens, Padre Anísio esclareceu: “A Santa Sé promoverá outros encontros, convidando as Igrejas locais à refletirem sobre isto. Claro, o Sínodo por mais que seja um Sínodo preparado com os jovens, junto com eles, na verdade é o Sínodo dos Bispos. Os jovens estão sendo ouvidos, mas a palavra final será do Papa, com a  publicação de uma exortação apostólica ”.


Padre Zezinho se encontra com o Papa


Quem também esteve presente no Vaticano, na semana do Seminário Internacional foi o Padre Zezinho, scj. Justamente no dia em que celebrou 51 anos (21), o sacerdote esteve na Casa Santa Marta - local em que são celebradas as missas diárias do Papa - onde foi realizada uma missa especial.


Na ocasião, um grupo de dez padres, dois bispos e um cardeal foi convidado para a missa com o Papa. "Já estive com cinco Papas e é sempre emocionante. Fiquei encantado. Me senti privilegiado em participar dessa missa com o Papa Francisco porque são poucas pessoas que podem. E ainda por estar comemorando 51 anos de sacerdócio. Fui convidado devido a minha aproximação com os jovens, pelos livros e CDs gravados", disse.


Após o encontro, o Padre Zezinho foi convidado a ser correspondente da Radio Vaticano. Ele aceitou e, a partir do mês de outubro, deverá enviar um artigo por semana, em que falará sobre os jovens.



Fonte: Com informações de G1 e Canção Nova

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
NEWSLETTER: Informe seu e-mail para receber nossas novidades.

COMUNIDADE BETHÂNIA - ADMINISTRAÇÃO GERAL

Telefone: 48 3265 4416 | E-mail: soubethania@bethania.com.br
Estr. Mun. Bethânia - 400 - TIMBÉZINHO, São João Batista - SC, 88240-000

Copyright © 2017 Comunidade Bethânia. Todos os direitos reservados.