Continuidade do projeto Comunidade Bethânia Irati, PR

Notícias

28/07/2011

Com o objetivo de criar alternativas de custeio para dar continuidade à implantação do projeto de instalação da Comunidade Bethânia em Irati/PR, uma reunião entre os colaboradores foi realizada semana passada, dai 20 de Julho, Daniel Amaral, consagrado da Comunidade, abriu a reunião falando sobre a criação da Associação Educacional e Assistencial Bethânia que foi fundada em dois de outubro de 1995, em São João Batista, cidade de Santa Catarina, onde até hoje está estabelecida a sede mãe da entidade. Hoje no Brasil, existem cinco recantos, dos quais três são no Paraná e um na cidade de Lorena, estado de São Paulo. Um dos critérios para a abertura de novos recantos, conta Daniel, é a aceitação da comunidade e a solidariedade, pois a Comunidade Bethânia, vive apenas de doações.

O acolhimento na comunidade é amplo, destinado às pessoas que necessitam de suporte que inclui crianças, jovens, famílias e idosos, mas a prioridade é assistir pessoas com problemas de drogas ou alcoolismo, através de uma abordagem total sob o aspecto físico, psíquico e espiritual. O trabalho de desintoxicação e permanência sem droga ou álcool inclui terapia manual com o trato de animais e trabalhos com hortas e flores, e a que se utiliza de grupos de partilha e da criação de um ambiente de convivência familiar. A associação é de cunho religioso católico e procura em conjunto com a terapia, proporcionar o desenvolvimento espiritual, porém, seu fundador, padre Léo, desde o inicio acolheu todos os necessitados, independente de suas crenças.

Em Irati, uma entidade - Associação Fraternidade de Irati - foi criada para viabilizar a estruturação da Comunidade. Cezar Bacil, vice-presidente, explicou que os recursos obtidos até agora vieram através da realização de eventos e de patrocínios de empresários locais e regionais. O dinheiro arrecadado, cerca de R$ 140 mil, foi usado para adquirir um terreno de 7 alqueires na localidade de Arroio Grande que fica há 34 km da cidade.

Na reunião, discutiu-se a possibilidade de cercar o terreno e reformar a casa que já existe no local. A etapa seguinte seria conseguir com o poder público, a realização de melhorias na estrada que dá acesso à comunidade.

A locutora da Rádio Najuá AM 990/FM 106.9conversou com Luiz Cezar Soares, morador de Inácio Martins, que foi recuperado pela comunidade e hoje é professor da rede pública, profissão que lhe facilita a conversa com jovens sobre drogas e álcool. Em 2002, quando passava por um problema grave de alcoolismo, a família de Luiz descobriu a Bethânia em Guarapuava/PR. Ele conta que foi acolhido e deu início ao processo de recuperação que durou seis meses.

Luiz aconselha as pessoas que vivem esse drama hoje que primeiro, adquiram vontade própria de parar com o vício, em seguida procurem apoio em núcleos que ensinem a reorganizar a vida, que ofereçam métodos de trabalho com envolvimento psicológico e o espiritual. “Eu lembro que antes da minha recuperação, numa festa de escola da minha filha ainda criança, eu compareci embriagado e com minha roupa rasgada e ela se escondeu de vergonha. Hoje a situação se reverteu, eu sou um incentivador dos meus filhos e eles se sentem orgulhosos de mim” , recordou Luiz Cezar.

A partir de agora, se inicia uma nova campanha de arrecadação e busca de apoio da sociedade para dar continuidade ao projeto. O prazo para concretização das metas delineadas na reunião foi dezembro de 2011.

Outras notícias

Artigos

 
Bethânia

Recanto S.J. Batista

(48) 3265-4415

Recanto Lorena

(12) 3157-8317

Recanto Guarapuava

(42) 3622-7457

Recanto Curitiba

(41) 3378-5763

Recanto Italva

(22) 9866-0140
 
2009 - Bethânia - Todos os direitos reservados