Evangelho (Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos Mc 9, 38-40)

Liturgia diária

23/02/2011

  • 1ª Leitura: Leitura do livro do Eclésiastico - Eclo 4, 12-22

    SÃO POLICARPO BISPO E MÁRTIR
    (vermelho, pref. dos pastores ou mártires - ofício da memória)

    Leitura do livro do Eclésiastico - 12A sabedoria inspira a vida aos seus filhos, ela toma sob a sua proteção aqueles que a procuram; ela os precede no caminho da justiça. 13Aquele que a ama, ama a vida; aqueles que velam para encontrá-la sentirão sua doçura. 14Aqueles que a possuem terão a vida como herança, e Deus abençoará todo o lugar onde ele entrar. 15Aqueles que a servem serão obedientes ao Santo; aqueles que a amam serão amados por Deus. 16Aquele que a ouve julgará as nações; aquele que é atento em contemplá-la permanecerá seguro. 17Quem nela põe sua confiança tê-la-á como herança e sua posteridade a possuirá, 18pois na provação ela anda com ele, e escolhe-o em primeiro lugar. 19Ela traz-lhe o temor, o pavor e a aprovação. Ela o atormenta com sua penosa disciplina, até que, tendo-o experimentado nos seus pensamentos, ela possa confiar nele. 20Então ela o porá firme, voltará a ele em linha reta. Ela o cumula de alegria, 21desvenda-lhe seus segredos e enriquece-o com tesouros de ciência, de inteligência e de justiça. 22Porém, se ele se transviar, ela o abandonará, e o entregará às mãos do seu inimigo. - Palavra do Senhor.

  • Salmo: 118

    REFRÃO: Os que amam vossa lei têm grande paz!

    1- Os que amam vossa lei têm grande paz, *e não há nada que os faça tropeçar.R.
    2- Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; * os meus caminhos estão todos ante vós.R.
    3- Que prorrompam os meus lábios em canções, * pois me fizestes conhecer vossa vontade!R.
    4- Desejo a vossa salvação ardentemente * e encontro em vossa lei minhas delícias!R.
    5- Possa eu viver e para sempre vos louvar; * e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos!R.

  • Evangelho: Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Mc 9, 38-40

    — O Senhor esteja convosco.

    — Ele está no meio de nós.

    Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 38João disse-lhe: Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos. 39Jesus, porém, disse-lhe: Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim. 40Pois quem não é contra nós, é a nosso favor. - Palavra da salvação.

    Reflexão:



    Mc 9, 38-40 Uma das maiores dificuldades que podemos encontrar para a compreensão da ação divina no mundo encontra-se no fato de querermos submetê-la aos nossos critérios de inteligibilidade, principalmente no que diz respeito à religião institucional. O que acontece é que muitas vezes o agir divino fica vinculado a critérios meramente humanos ou a ritualismos que estão mais para prática de magia, alquimia e bruxaria do que para um relacionamento filial, de confiança e entrega. Outras vezes, esse agir divino é condicionado ao cumprimento de princípios legais que determinam se Deus pode agir ou não. Devemos nos lembrar que o Senhor é Deus e não nós.

    - Glória a vós, Senhor.

Liturgias do mês de Fevereiro

 
Bethânia

Recanto S.J. Batista

(48) 3265-4415

Recanto Lorena

(12) 3157-8317

Recanto Guarapuava

(42) 3622-7457

Recanto Curitiba

(41) 3286-9966

Recanto Italva

(22) 99866-0140

Recanto Irati

(42) 9954-7399

Recanto Uberlândia

(34) 9643-6886
 
2009 - Bethânia - Todos os direitos reservados