Fechar
Popup
Comunidade Bethânia
ARTIGOS
 
 
29
Ago
Alimentação saudável: “Somos o que comemos e também como comemos” (Pe. Léo)
Alimentação saudável:  “Somos o que comemos e também como comemos” (Pe. Léo)Nos dias de hoje, é cada vez mais comum nos sentirmos ansiosos frente a alguma situação que nos tira a sensação de comodidade em nossa rotina: uma viagem, uma entrevista para emprego são alguns exemplos que podem causar conflitos emocionais.

Quando se trata de pessoas que já foram dependentes químicos, os quadros de ansiedades são ainda mais intensos. Pois a própria droga com suas substâncias podem intoxicar o corpo funcionando como estimulantes e também, a sua ausência pode causar a situação de abstinência.

A realidade da ansiedade em nossos filhos acolhidos na Comunidade pode ser percebida principalmente através da alimentação. Nos momentos das refeições grande quantidade de alimentos são colocados em seus pratos e Padre Léo já nos diz no Viver Bethânia: “A saúde física está relacionada ao equilíbrio e a harmonia do nosso corpo. Não devemos ingerir mais do que conseguimos eliminar.”

A dependência química está relacionada à mudança de hábitos alimentares ocasionando alterações do apetite e na ingestão dos alimentos. Durante o processo de restauração dos nossos filhos, há um ganho rápido do peso, pois com a retirada das drogas é retomada a busca pelo prazer por meios naturais, sendo uma delas a alimentação.

Devido a isso, pode ocorrer o excesso de peso se não forem bem orientados a respeito da distribuição e escolhas dos alimentos e, evidenciar a importância da prática de esporte. “Quando nos “empanturramos” de comidas pesadas, e numa grande quantidade, nosso organismo precisa ficar algumas horas tentando digerir tudo aquilo. Com isso, o impedimos de realizar a limpeza e a regeneração do corpo” (Pe. Léo).

Em Bethânia valorizamos uma alimentação saudável, evitando alimentos à base de cafeína (café puro, refrigerantes), refeições gordurosas e alimentos industrializados. Estes, quando consumidos em grande quantidade principalmente, podem intensificar os quadros de ansiedade além de prejudicar o processo de restauração dos nossos filhos que acontece a partir da desintoxicação do organismo. “Vivemos para comer e não comendo para viver” (Pe. Léo).



Fonte: Nutricionista e vocacionada: Monalisa Benetelli

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
NEWSLETTER: Informe seu e-mail para receber nossas novidades.

COMUNIDADE BETHÂNIA - ADMINISTRAÇÃO GERAL

Telefone: 48 3265 4416 | E-mail: soubethania@bethania.com.br
Estr. Mun. Bethânia - 400 - TIMBÉZINHO, São João Batista - SC, 88240-000

Copyright © 2017 Comunidade Bethânia. Todos os direitos reservados.