Fechar
Popup
Comunidade Bethânia
ARTIGOS
 
 
29
Ago
Acolhimento: Um meio para novas possibilidades
Acolhimento: Um meio para novas possibilidadesO acolhimento é a vivência de nosso carisma, acolhemos a todos que chegam até nós como o próprio Cristo. Em sua maioria são pessoas que estão vivendo um processo de dependência química, e vivem o sofrimento da exclusão em nossa sociedade.

É possível pensar a exclusão em um sofrimento, pois, na exclusão, as pessoas não sofrem somente por necessidades biológicas, mas há uma pessoa com necessidade básica, que podemos chamar de reconhecimento, carinho, (com)paixão, ter em quem confiar. Diante disso compreendemos que o caminho é o acolhimento. O caminho é a Pedagogia do Acolhimento.

No livro referência da Comunidade Bethânia, intitulado “Viver Bethânia”, encontra-se registrado o significado profundo de acolhimento/acolher: “Acolher significa hospedar, agasalhar, abrigar, amparar, dar atenção, dar refúgio, receber bem, atender prontamente, dar crédito, tomar em consideração" (cf. VB)

Nos primeiros contatos acontece a construção de um vínculo, esta é uma possibilidade que temos e depois desdobramos em muitas outras. Este processo não é linear e determinado, pelo contrário, cada momento é um novo possível, uma descoberta ou um (re)existir.
Buscamos através do acolhimento resgatar as pessoas de seu enclausuramento, ajudá-los a ressignificar, utilizando a nossa proposta como dispositivo para nossa terapêutica.

Portanto, é uma prática que contribui para aqueles que possuem uma ou poucas referências de apoio, como o exemplo das pessoas que usufruem de uma instituição (CREAS, Igrejas). Essa pessoa tem a possibilidade de circular por novas relações, procurar pontos de ancoragem, de conexão, tornando-se capaz de sustentar sua circulação e ressignificação social.

Sabemos que a pessoa de exclusão necessita de um mediador para transcender o sofrimento. O acolhimento surge como uma possibilidade ampliada que acolhe o sofrimento, além de ser um dispositivo que propicia a autonomia, novos pontos de referência que gerem circulação, e novas possibilidades.

Fonte: Psicólogo e vocacionado: Pierre Patrick Pires

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
NEWSLETTER: Informe seu e-mail para receber nossas novidades.

COMUNIDADE BETHÂNIA - ADMINISTRAÇÃO GERAL

Telefone: 48 3265 4416 | E-mail: soubethania@bethania.com.br
Estr. Mun. Bethânia - 400 - TIMBÉZINHO, São João Batista - SC, 88240-000

Copyright © 2017 Comunidade Bethânia. Todos os direitos reservados.