Fechar
Popup
Comunidade Bethânia
ARTIGOS
 
 
19
Abr
Três recantos festejam aniversários em abril
Três recantos festejam aniversários em abrilNeste mês de abril de 2018 temos a grande graça de comemorarmos o aniversário de três dos nossos recantos da Comunidade Bethânia. No dia 12, recanto Curitiba (PR) completou 20 anos, no dia 14, recanto Uberlândia (MG) comemorou 5 anos e dia 17 foi a vez do recanto Lorena (SP) festejar os 15 anos.
São datas muito especiais e significativas se levarmos em consideração o sentido profundo de cada uma delas, especialmente neste ano do Espírito Santo.
Padre Léo gostava da simbologia dos números e nos mostrava a importância bíblica que marca a vida dos homens e mulheres religiosos.
A comemoração de uma data importante é vista dentro de um ritual de passagem que marca o fim de uma fase e começo de outra totalmente distinta, mas em continuidade.
Quero partilhar um pouco da história, se me permitem...

Quando Carla e eu conhecemos o recanto Curitiba (PR), tivemos a graça de conhecer o Sueco que na época já estava doente e faleceu um ano mais tarde. Foi aqui que eu ouvi pela primeira vez um filho chamar um consagrado de pai e mãe.
A primeira casa de madeira velha de acolhimento e no meio os banheiros que dividiam a casa e uma varanda que num primeiro momento serviu como refeitório.
Lembro-me da mesa de bilhar no antigo quiosque que ficava abaixo da capelinha São Bento. Lembro-me da primeira capelinha sendo construída dentro do atual refeitório sobre um segundo piso, com uma escada subindo na lateral com forro baixo que nos obrigava a rezar de joelhos.

Já das lembranças de Lorena (SP): uma van foi alugada e nela seguiu viagem o diácono Ideraldo, Douglas, Vanderleia, Zezinho, Tatiana, Carla, Daelton (com 8 meses de vida) e eu Daniel.
Chegamos ao fim da tarde quase noite. Cansados da viagem, fomos dormir e claro, a ansiedade era tanta que de madrugada Zezinho, Tatiana, Carla e eu acordamos. Éramos os primeiros consagrados desta missão. E fomos conhecer o mais novo recanto. Quando o sol começou a despontar sobre a montanha, os primeiros raios mostravam a gruta de Nossa Senhora, como Deus nos dizendo: “Esta terra é abençoada e cuidada de forma especial por Mim e minha querida Mãezinha! Confiem esta missão a Ela”. E foi o que fizemos. Consagramos a nossa Senhora àquela missão em Lorena.
Como poderia esquecer a falecida dona Zilá, esposa do professor Felipe Aquino que nos acolheu com afetos de mãe e que viu da casa de Emaús a chegada de Bethânia. Dois lugares em que Jesus pôs os seus pés. Com uns caminhou junto para revelar-se ressuscitado, no outro dormiu e revelou-se humanamente Divino.

Missão Uberlândia
Assim como Lorena que vimos começar e demos os primeiros passos na implantação do carisma, iniciamos a missão do recanto Uberlândia.
Em novembro de 2012 em companhia de seu Zé Carlos e Anete (casal doador) tivemos a graça de conhecer aquele que seria o primeiro recanto de Bethânia em terras mineiras.
Na frente, com as malas e preparando o caminho veio o Sandro, Felipe e no começo de janeiro de 2013 chegamos: Carla, Daelton, Daelen, Bianca e eu.
Acompanhou-nos também o discipulado daquele ano composto por: Ulisses, Rejane, Andressa e Valdir.
A velha casa mãe que nos conta a história é centenária. Construída sobre encaixe com uma madeira nativa da região e que acolheu minha família. Impossível esquecer as famílias de morcegos que moravam no forro e que toda a noite nos lembrava que não estávamos sozinhos.
Na frente uma varanda enorme que serviu nos seus primeiros anos como refeitório comunitário. Foi ali que minha filha Bianca deu os primeiros passos sozinha, aos 5 anos, mesmo tendo ouvido da boca de médicos especialistas que ela não andaria senão com aparelhos.
Como não lembrar o curral que se transformou numa das mais lindas cozinhas de Bethânia e da casa dos bezerros, agora refeitório lugar da partilha do pão de cada dia.
E a capelinha, que no dia da inauguração, em 4 de outubro, dia de São Francisco, descobrimos que outrora era um alambique onde produzia cachaça e que agora é o lugar onde em cada Santa Missa o vinho e o pão se transforma no corpo e sangue de Jesus.
E foi ali que foi feito o primeiro rincão Padre Léo. Local de retiro, lugar de cura, restauração e milagre para tantas pessoas.

Curitiba, Lorena, Uberlândia...
Que este ano do Espírito Santo renove em nossos recantos a força do carisma Bethânia e nos dê a coragem de recomeçar a partir das datas que comemoramos o fim e a passagem de mais uma etapa de vitórias.
Que Deus abençoe a todos os irmãos que lá já serviram e hoje servem nestes recantos.
Deus vós abençoe!

Fonte: Daniel Amaral

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
NEWSLETTER: Informe seu e-mail para receber nossas novidades.

COMUNIDADE BETHÂNIA - ADMINISTRAÇÃO GERAL

Telefone: 48 3265 4416 | E-mail: soubethania@bethania.com.br
Estr. Mun. Bethânia - 400 - TIMBÉZINHO, São João Batista - SC, 88240-000

Copyright © 2018 Comunidade Bethânia. Todos os direitos reservados.